Triagem de Materiais Recicláveis

UNIDADES DE TRIAGEM

As unidades de triagem são instalações com equipamentos específicos que asseguram a separação mecânica e manual de todos os materiais recebidos e que foram recolhidos seletivamente junto da população. A separação por vários tipos de material, permite encaminhar os vários materiais para a indústria da reciclagem com os requisitos de qualidade necessários. Desta forma, os materiais recicláveis separados pela população e colocados nos ecopontos (ou recolhidos por outros sistemas) podem ser transformados no futuro em novos produtos.

 

O Grupo EGF dispõe de 17 centrais de triagem de embalagens, de norte a sul do país, com diferentes dimensões e capacidades, que asseguram esta tarefa minuciosa com qualidade e rigor. Em 2015 foram tratadas 234 mil toneladas de papel, vidro, plástico e metal, devidamente encaminhadas para reciclagem, poupando recursos ao país e ao planeta.

 

RECOLHA SELETIVA DE EMBALAGENS

A EGF é ainda responsável pela recolha seletiva de embalagens em 169 municípios de Portugal, através das suas 11 Concessionárias. Este serviço, essencial ao funcionamento das centrais de triagem, é um serviço de proximidade com as populações e assume vários formatos, dada a necessidade de adaptação a cada área geográfica e a cada grupo-alvo: recolha por ecopontos, porta-a-porta, com ilhas ecológicas, ou através de entregas voluntárias.

 

Para o efeito, dispõe de cerca de 73.000 contentores para recolha seletiva em todo o território nacional e mantém uma frota de cerca de 190 viaturas de recolha. Este serviço é assegurado com o recurso a sistemas de informação geográfica e às mais recentes metodologias, com o objetivo de otimizar rotas e percursos, monitorizar graus de enchimento dos contentores e garantir níveis de eficiência elevados.

 

A EGF também dispõe de 98 ecocentros, utilizados para deposição seletiva e recolhas específicas de resíduos indiferenciados e resíduos orgânicos. A recolha seletiva de embalagens é uma condição necessária e exigente, assegurada por todas as empresas do Universo EGF.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Associada às operações de recolha e tratamento de resíduos, existe outra atividade fundamental - a educação ambiental. Sem a colaboração do cidadão não é possível recolher e reciclar embalagens, é este o primeiro passo a assegurar para que os resíduos se transformem em produtos e voltem a circular na economia.