Valorização Energética

O potencial energético dos resíduos que produzimos é muito elevado, e na EGF procuramos tirar o máximo valor das matérias-primas processadas. Esta valorização energética é assegurada através de vários processos.

 

Valorização energética através de incineração
A EGF detém, através da Concessionária Valorsul, uma Central de Valorização Energética com capacidade para 662.000 t/ano. Esta Central, localizada em São João da Talha, produz energia suficiente para abastecer uma cidade de 200.000 habitantes e poupar a importação de 510.000 barris de petróleo. Para além da energia, existem as escórias enquanto produto desta instalação, que são posteriormente valorizadas com o envio para reciclagem dos metais ferrosos e não-ferrosos e com a produção de um agregado certificado para a construção de estradas e outras aplicações.

 

Valorização energética através da produção de biogás
Na EGF, o biogás produzido nas centrais de digestão anaeróbia e nos aterros sanitários é uma mais-valia no tratamento de resíduos, para que seja possível retirar o máximo de valor quando já se reciclou e tratou previamente tudo o que era possível. Em 2015, a EGF regista a existência de 55 Grupos Motogeradores, com uma potência instalada de cerca de 44.000 kW e uma energia produzida de 219.000 MWh/ano.