01 OUTUBRO 2018

No último dia 26.09 foi apresentada a palestra Plástico e Ambiente Marinho, a 6.ª palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos, iniciativa patrocinada pela EGF com o intuito de promover o debate acerca da sustentabilidade dos nossos mares.

 

UM EVENTO ÚNICO E SINGULAR

Esta palestra decorreu no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar, num estúdio preparado para o efeito com 49 fardos de plástico (PET), num total de 10 toneladas que serão enviadas para reciclar ainda esta semana e que podem, por exemplo, transformar-se em 40.800 t-shirts! Após a palestra, foi conduzida uma visita ao Centro de Triagem, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver todo o processo de tratamento das embalagens que colocamos nos ecopontos para reciclar.

 

A iniciativa pretende sensibilizar e alertar para o problema com um ponto de vista concreto e apresentar soluções, nomeadamente que o comportamento humano deve ser mais consciente de modo a que seja possível prevenir, reutilizar e valorizar os resíduos em terra para que nunca cheguem ao mar.

 

A palestra já está disponível, na sua totalidade, aqui.

Ao longo dessa semana, todas as palestras anteriores também estarão disponíveis para todo o público.

 

ALINHAMENTO DA SESSÃO

 

Microplásticos: o que são e o que podemos fazer?

- Dra Filipa Bessa - Investigadora (bióloga) do MARE-Universidade de Coimbra, especializada na temática dos microplásticos nos ambientes marinhos.

 

O lixo plástico nos mares da costa de Cascais

- Miguel Lacerda - velejador, mergulhador e líder de um estudo pioneiro acerca de lixo plástico nas falésia e praias remotas do cabo da Roca e arredores.

 

Prevenção, Reutilização e Reciclagem

- Susana Silva – Responsável pela área de Comunicação e Sensibilização da empresa Amarsul, vai apresentar os mais recentes projetos de inovação social da EGF.

 

Sobre o Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL e URBASER, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

 

Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt