O FÓRUM DE DEBATE SOBRE OS OCEANOS

O Centro de Comunicação dos Oceanos, projeto patrocinado pela EGF e pelas Concessionárias, é uma iniciativa que pretende divulgar e partilhar informação atualizada sobre a temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa a partir de Lisboa, que se tornará assim num polo de informação acerca deste tema.

 

O 1.º ciclo teve inicio a 4 de Julho, às 16 h., na sala Aula Maynense da Academia das Ciências de Lisboa (Rua Academia das Ciências, 19, Lisboa), e é o início de ciclos trimestrais de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, sediadas em locais históricos de Lisboa,

 

 

 

UMA AUDIÊNCIA VIRTUAL INTERNACIONAL

A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar, à náutica, aos resíduos e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações não-governamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos. 

 

As palestras serão virtuais e interativas, com sistema de LiveStream, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação no website www.ccoceanos.pt e nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.) reunindo em direto os públicos dos países de Língua Portuguesa e das comunidades de Língua Portuguesa no mundo.

 

 

 

 

A EGF E OS OCEANOS

A EGF está atenta aos problemas atuais acerca dos nossos Oceanos, que registam níveis cada vez mais elevados de resíduos plásticos. A recolha, valorização e tratamento de resíduos promovidos pela EGF influencia de forma muito positiva a sustentabilidade e saúde dos nossos Oceanos, uma vez que dá o tratamento correto para os resíduos que muitas vezes teriam como destino final o mar.

 

Neste âmbito, a EGF participará neste 1.º Ciclo de palestras com uma voz ativa em temas de sustentabilidade, educação ambiental e economia circular, para que fique claro que a forma de assegurar que os Oceanos não sejam contaminados por resíduos, é garantir a sua valorização e tratamento adequados em terra.

 

____________________________________

 

1.º Ciclo de Palestras em Lisboa:

 

4 de julho, 16 horas – Academia Da Ciências De Lisboa

 

Oradores

  • Mergulhando na Problemática da Pesca Fantasma: Dra. Jéssica Link: bióloga, instrutora de mergulho e pesquisadora na área de conservação marinha – Universidade Federal de Santa Catarina.
  • A diversidade do pescado em Portugal e suas possibilidades gastronómicas: Chef Luís Baena: Um dos poucos chef´s portugueses a ter trabalhado com Paul Bocuse e a somar 32 anos de carreira em quatro continentes (inclusivo no Brasil).
  •  Valorizar os resíduos em terra para proteger o Mar: Dra. Ana Loureiro: Diretora de Comunicação da EGF – Global Environment Facilities 
  • Os muitos perfis das Ondas Gigantes: Garret McNamara: Surfista de ondas gigantes, recordista mundial na praia da Nazaré até o ano de 2018.

Próximas datas:

19 e 26 de Setembro – Academia das Ciências de Lisboa