A EGF e as 11 Concessionárias, com o apoio do POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), estão a promover e a apoiar eventos sustentáveis junto dos municípios e das organizações de Norte a Sul do país. Festivais de Verão, eventos desportivos, festas e romarias são o primeiro alvo desta campanha que pretende alargar hábitos ambientais adequados em todo o lado.

 

Começou uma nova onda de inovação social - já são muitos os bons exemplos que este ano estão a contribuir para um melhor desempenho ambiental do país, nomeadamente na gestão dos resíduos que produzem. As empresas ALGAR, AMARSUL, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR, VALORLIS, VALORSUL e VALORMINHO estão em força e vão intensificar esta energia até ao final do ano, em cada uma das suas áreas de intervenção, com a realização de iniciativas concretas que transformam os eventos deste ano em bons exemplos ambientais.

 

______________________________

 

 

 

O objetivo é garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos nos recintos dos eventos, desde a sua prevenção, reutilização e reciclagem e sensibilizar os participantes a colaborar neste movimento coletivo.

 

Para ajudar nesta missão, cada concessionária implementa a recolha seletiva das embalagens, os contentores/recipientes adequados a cada local, ações de sensibilização e parte da receita da reciclagem em função da quantidade entregue. Esta receita poderá reverter para projetos sociais ou para a melhoria das condições ambientais de cada localidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

O QUE É UM ECOEVENTO?

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, certificada por cada concessionária da EGF, que se realiza num espaço pré-definido, que tem uma duração limitada e que é um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade. Os EcoEventos são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separada corretamente.

 

 

 

 

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias da EGF, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia que obteve financiamento por parte do POSEUR. Muito em breve serão iniciados projetos de dimensão equivalente junto do comércio e serviços e dos estabelecimentos de ensino, e que na prática pretende levar a que o cidadão recicle tudo, sempre e em todo o lado.

 

_____________________________

 

QUERO ORGANIZAR UM ECOEVENTO!

Em 2018 já são muitos e variados os bons exemplos de EcoEventos: Rock in Rio (Lisboa); Campeonato Mundial de Surf (Peniche); Carnaval (Loulé e Torres Vedras); Festival Sol da Caparica (Costa da Caparica); Festival Vilar de Mouros e Paredes de Coura; inúmeras festas da cidade, romarias e corridas espalhadas por todo o país.

 

Poderão concorrer a esta iniciativa todos os organizadores de eventos, nos quais se incluem os municípios, as juntas de freguesia e promotores.

Requisitos para ser um EcoEvento:

 

- Implementação da recolha seletiva de embalagens no local onde se realiza o evento;

- Realização de ações de formação e sensibilização junto dos produtores de resíduos e dos participantes do evento;

 - Colaboração na monitorização e avaliação de resultados quanto aos resíduos produzidos e/ou evitados;

- Implementação de boas práticas ambientais no local onde é realizado o evento;

- Promoção e divulgação de iniciativas ambientais realizadas junto dos públicos do evento.

 

Em 2017, os EcoEventos das empresas do grupo EGF registraram envolvimento de 2,1 milhões de pessoas.