Responsabilidade Social

O respeito pela Comunidade e pelos Colaboradores é uma mais-valia concretizada em múltiplas iniciativas, das quais são exemplo as atividades de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas com múltiplos grupos-alvo.

A EGF e as Concessionárias desenvolvem um trabalho exemplar junto dos seus stakeholders, das quais se destacam os programas escolares continuados, a presença permanente em comissões de acompanhamento, o envolvimento com as empresas, parceiros e instituições.

 

Neste âmbito, também os Colaboradores são uma parte interessada muito considerada, sendo promovidas oportunidades internas de evolução na carreira e asseguradas condições que respeitam a sua integridade profissional de acordo com os princípios definidos no Código de Ética e de Conduta implementado.

Projetos
Comércio a Reciclar

Em todas as concessionárias da EGF está a iniciar uma mega ação de sensibilização que vai bater à porta de mais de 26.000 estabelecimentos para informar o comércio sobre as vantagens de reciclar as embalagens usadas, como funciona o seu sistema de recolha seletiva e ajudar a encontrar soluções sempre que existam impedimentos à sua participação. Para incentivar esta iniciativa, será entregue um kit pedagógico com o código da reciclagem.

 

Lisboa foi o município que iniciou esta atividade que se vai estender aos 174 municípios das áreas de intervenção das 11 empresas participadas pela EGF, numa ação cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

Saiba mais

 

Ecoeventos

A EGF e as 11 Concessionárias, com o apoio do POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), estão a promover e a apoiar eventos sustentáveis junto dos municípios e das organizações de Norte a Sul do país. Festivais de Verão, eventos desportivos, festas e romarias são o primeiro alvo desta campanha que pretende alargar hábitos ambientais adequados em todo o lado.

 

Começou uma nova onda de inovação social - já são muitos os bons exemplos que este ano estão a contribuir para um melhor desempenho ambiental do país, nomeadamente na gestão dos resíduos que produzem.

Saiba mais

 

 

Ecovalor

O programa Ecovalor tem como objetivo de promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas.

 

Esta iniciativa vai iniciar com escala nacional já neste ano letivo, numa iniciativa que inclui todo o apoio logístico (suportes para sacos, sacos e recolha seletiva) e mais de 5.000 ações de sensibilização a realizar por monitores de ação ambiental.

Saiba mais

 

A Nossa Casa é Um Planeta

A Ação de Educação Ambiental A Nossa Casa é Um Planeta contempla a produção de 3 filmes especialmente concebidos com conteúdos adequados para 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância; 1º , 2º e 3º Ciclo; Secundário/Adulto.

 

Com uma abordagem inovadora e projetado em planetários itinerantes, as ações de sensibilização englobam, além da apresentação dos filmes, jogos sobre a temática ambiental e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

Saiba mais

Recycle Bingo

Valorsul, Amarsul e Valorlis, com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, desenvolveram o Recycle Bingo - uma aplicação móvel cujo objetivo é educar as famílias portuguesas em torno da temática da Reciclagem.

 

A aplicação funciona como um jogo, o que torna a experiência de reciclagem muito mais divertida e compensadora!

Saiba mais

 

Reciclar Vale Mais

A Amarsul, ERSUC, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis e Valorminho, com o apoio da EGF e do Pingo Doce, desenvolveram o projeto “Reciclar Vale Mais”, onde a reciclagem, além de todos os benefícios ambientais, ainda dá benefícios económicos para a população.

 

A parceria entre as 07 empresas da EGF e as 15 lojas Pingo Doce prevê a troca das embalagens usadas por dinheiro carregado em cartão Poupa Mais.

Saiba mais

Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos, projeto patrocinado pela EGF e pelas Concessionárias, é uma iniciativa que pretende divulgar e partilhar informação atualizada sobre a temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa a partir de Lisboa, que se tornará assim num polo de informação acerca deste tema.

 

O 1.º ciclo teve inicio a 4 de Julho, às 16 h., na sala Aula Maynense da Academia das Ciências de Lisboa (Rua Academia das Ciências, 19, Lisboa), e é o início de ciclos trimestrais de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, sediadas em locais históricos de Lisboa,

Saiba mais