Regras do Lixo

Face à evolução da infeção por COVID-19 em Portugal, a EGF alerta para cinco regras do lixo essenciais a ter com o lixo doméstico que se faz em casa e que precisa de uma atenção especial em fase de pandemia.

 

1. Máscaras, luvas e lenços não são recicláveis, devem ser SEMPRE colocados no lixo comum

Estes materiais estão a aparecer, em grandes quantidades, nos ecopontos, indo parar às linhas de triagem. Para além de não serem recicláveis, podem estar contaminados.

 


2. Lixo contaminado não é reciclável, deverá ser SEMPRE colocado no lixo comum

Esta regra aplica-se a todas as pessoas infetadas com COVID-19 ou que se encontrem em quarentena pela mesma suspeita. Qualquer pessoa nestas condições, deverá ter o seu lixo colocado em dois sacos, um dentro do outro, bem fechados. Estes sacos não devem estar cheios nem compactados – apenas têm de estar bem fechados e ser depositados dentro do contentor de lixo comum.

 

3. NUNCA deixar sacos de lixo no chão, colocar dentro do contentor e fechar a tampa

Se o contentor estiver cheio, deve ser utilizado quando estiver disponível ou utilizar-se o contentor mais próximo. Se a recolha habitual for feita com sacos, devem ser seguidas as instruções do município ou freguesia. Não esquecer que as tampas dos contentores devem ficar sempre fechadas, para evitar a dispersão pelo vento, chuva ou animais.

 

4. Não abandonar monos/monstros - seguir as regras de recolha destes materiais

Os monos (colchões, sofás e outros materiais que não cabem nos contentores), são materiais que pelo seu volume ou peso têm de ser recolhidos com meios específicos. Não os abandone na rua nem ao pé dos contentores. A recolha destes materiais deverá ser articulada com a sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, ou, em alternativa, poderá entregá-los no ecocentro mais próximo e de forma gratuita. 

 

5. Manter a higiene dos espaços e caixotes do lixo

Manter a higienização dos caixotes/zonas do lixo, proteger sempre as mãos e lavá-las após estas operações durante, pelo menos, 20 segundos, são regras tão importantes como a distância social. Estes espaços também estar resguardados dos animais domésticos. Com estas atitudes consegue-se prevenir a infeção, protegendo inclusive os trabalhadores que asseguram o serviço de recolha e tratamento de resíduos todos os dias.

Obtenha Respostas,
Esclareça dúvidas.
Saiba o que fazer