23 ABRIL 2019

A Amarsul, concessionária da EGF na península de Setúbal, está a promover ações de sensibilização junto a ilhas ecológicas, na sequência do reforço da rede de ecopontos e de uma maior aproximação à população que torma a separação de embalagens uma tarefa mais cómoda.

 

Em vários municípios, este reforço tem sido feito com contentores com capacidade para 1.100l (menores do que os ecopontos tradicionais, de 2.500l) criando ilhas ecológicas. Este projeto, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.

 

 

 

 

Neste contexto, a Amarsul encontra-se a promover ações de sensibilização junto das ilhas ecológicas, onde equipas dedicadas esclarecem todas as dúvidas relativas à separação de resíduos recicláveis, ajudando os cidadãos a verificarem se os resíduos que estão a depositar nos contentores estão corretamente separados. No final da ação de sensibilização, é disponibilizada uma oferta pedagógica.


A sensibilização arrancou no dia 15 de abril, no Município do Barreiro, após instalação de mais de 400 contentores para papel e cartão (tampa azul) e embalagens de plástico ou metal (tampa amarela), estando programadas cerca de 370 ações. Posteriormente, decorrerão mais ações nos restantes Municípios da região, perfazendo um total de 2.990 ações.

 

Com a correta separação de recicláveis pelos cidadãos, menos resíduos são encaminhados para aterro, e todos beneficiam: serão menos as toneladas de resíduos sujeitas a taxa de deposição paga pelos Municípios e serão mais as quantidades recolhidas seletivamente pela Amarsul para reciclagem.