Iniciativa da Algar e da Sociedade Ponto Verde visa aumentar a reciclagem das embalagens de vidro e reduzir o impacte ambiental.
A Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., em colaboração com a Sociedade Ponto Verde, acaba de lançar a campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro". Esta iniciativa, que abrange os 16 municípios da região, pretende impulsionar a reciclagem do vidro no setor de Hotelaria, Restauração e Cafetaria (HORECA), promovendo práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
O setor HORECA tem um papel crucial na produção de embalagens de vidro, um material que, além de ser 100% reciclável, pode ser reutilizado indefinidamente sem perda de qualidade. Ao reciclar vidro, poupamos recursos naturais preciosos, como a areia dos rios, reduzimos o consumo de energia, diminuímos as emissões de CO2 e evitamos o envio de resíduos para o aterro. Com a reciclagem, as garrafas e os frascos ganham uma nova vida, sendo transformados em novas embalagens de vidro.
"Para alcançarmos as ambiciosas metas da reciclagem de embalagens, especialmente as do vidro, é crucial continuarmos a cooperar, de forma sólida, e a adotar ações específicas que contribuam para esse efeito, como o projeto inovador ‘Horeca no Algarve Recicla++ Vidro’. O nosso programa ‘Juntos a reciclar ++’ permite dar continuidade a este trabalho conjunto entre a SPV, os SGRU, as autarquias e as empresas municipais, e reforça o nosso papel enquanto parceiro de referência na jornada de Sustentabilidade de todos os intervenientes da cadeia de valor”, refere a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
Objetivos Ambiciosos para um Futuro Sustentável
A campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro" tem como meta envolver e sensibilizar cerca de 1.500 estabelecimentos HORECA, incentivando a correta separação e reciclagem das embalagens, com um foco especial no vidro. Esta ação não se restringe ao vidro, mas também abrange outros materiais recicláveis, como as embalagens de papel/cartão e de plástico/metal.
Um dos principais objetivos é incrementar a reciclagem de vidro em 10%, o que se traduz em mais 71 toneladas anuais de vidro reciclado. Para o papel/cartão e o plástico/metal, as metas de crescimento são de 3%, correspondendo a 86 e 31 toneladas por ano, respetivamente. A campanha também visa aumentar em 18% o número de estabelecimentos que aderem ao serviço gratuito "Comércio a Reciclar", anteriormente conhecido como "Algarlinha". Este serviço oferece recolha seletiva de embalagens, porta-a-porta, ao pequeno comércio, restaurantes e serviços.
Sensibilização Porta-a-Porta e a Importância dos Ecopontos
Durante a campanha, equipas de sensibilização da SUMA e técnicos da Algar, juntamente com representantes dos municípios, realizarão visitas, porta-a-porta, aos estabelecimentos HORECA. Estas visitas terão dois grandes objetivos: aumentar a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos nos estabelecimentos já aderentes e promover a reciclagem e adesão ao serviço "Comércio a Reciclar" em novos estabelecimentos do referido sector.
Serão também distribuídos materiais informativos e brindes, além de afixados vinis nos ecopontos de rua, com o intuito de educar e desencorajar o uso inadequado destes equipamentos por parte dos comerciantes. É crucial sublinhar que os ecopontos são destinados apenas para o uso doméstico. Quanto aos estabelecimentos HORECA, devido à maior quantidade e dimensão das suas embalagens, têm à sua disposição o serviço da Algar "Comércio a Reciclar", gratuito, que inclui formação, sacos específicos para a separação dos resíduos e contentores de 120 litros para vidro. Além disso, contam com a recolha dos recicláveis diretamente no seu estabelecimento comercial.
Benefícios para os Municípios e Cronograma da Campanha
A campanha "Horeca no Algarve Recicla++ Vidro" visa não só melhorar a gestão de resíduos na região, mas também reduzir a quantidade de recicláveis enviados para aterro e otimizar o uso dos ecopontos. Espera-se que cerca de 4.500 pessoas sejam diretamente impactadas pela iniciativa, com um alcance indireto ainda maior, sensibilizando também os clientes dos estabelecimentos para a importância da reciclagem.
A campanha será desenvolvida em duas fases. A primeira, de setembro a outubro, focar-se-á na sensibilização e adesão dos estabelecimentos à reciclagem. A segunda, em novembro, dedicará esforços à monitorização dos novos aderentes, assegurando que a separação dos resíduos seja realizada de forma eficaz e sustentável.
Telma Robim, Presidente da Comissão Executiva da Algar, afirma:
"Com esta iniciativa, a Algar reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida nos municípios do Algarve, promovendo práticas de gestão de resíduos mais eficientes, destacando a importância da reciclagem de vidro.”
Acrescenta ainda: "Se tem um estabelecimento comercial e ainda não aderiu ao serviço gratuito 'Comércio a Reciclar', convidamo-lo a juntar-se a nós. Entre em contacto através da Linha da Reciclagem, pelo número 800 911 400 (chamada gratuita), ou envie um email para atendimento@linhadareciclagem.pt. Não perca esta oportunidade de contribuir para um Algarve mais sustentável!"
Sobre a Algar, S.A.
A Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., é a empresa responsável, no Algarve, pelo sistema integrado de recolha seletiva, transferência, triagem dos materiais destinados à reciclagem, aproveitamento energético do biogás produzido em aterro sanitário, compostagem de resíduos verdes e o tratamento dos resíduos urbanos depositados em aterro sanitário, produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.