18 AGOSTO 2020

A Amarsul dinamizou no ano letivo de 2019/2020  - a 2ª edição do programa do Grupo EGF, ECOVALOR, que conta com os  concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo” e que tem como objetivo a promoção da correta separação de resíduos recicláveis nos estabelecimentos de ensino, bem como criar hábitos de reciclagem junto da comunidade escolar.

Este projeto, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.

 

Em todo o processo estiveram envolvidos 86 estabelecimentos de ensino inscritos, alcançando um universo de 61.500 alunos participantes. Com este programa, os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e, simultaneamente, as escolas são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental.

 

O concurso decorreu entre outubro de 2019 e junho de 2020. Durante esse período, as escolas participantes separaram e encaminharam para reciclagem 46.566 kg de embalagens de plástico e metal e 106.806 kg de papel e cartão, ainda que esta edição tenha durado menos 2 meses que o habitual, devido ao encerramento antecipado das escolas resultante da pandemia do COVID-19. Contudo o empenho demonstrado pelos estabelecimentos de ensino, permitiu aumentar as quantidades separadas em 153.372 Kg, pelo que toda a comunidade escolar está de Parabéns!

 

Pelo excelente desempenho, a Amarsul irá atribuir 60 prémios aos estabelecimentos de ensino que conseguiram atingir o mínimo de 70 sacos de embalagens de plástico/metal e/ou 1 tonelada de papel/cartão durante o ano letivo 2019/2020.

 

Este tipo de concurso integra a oferta de educação ambiental da Amarsul que inclui ainda visitas às instalações, disponibilização de materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização internas e externas, que chegaram a mais de 4.700 participantes.

 

Dado o sucesso da 2ª edição do concurso ‘Separa e Ganha’, a iniciativa vai manter-se no próximo ano letivo. Saiba como pode inscrever a sua escola AQUI.