27 JANEIRO 2019

O Projeto A Pesca por um Mar sem Lixo chegou a Setúbal - a Amarsul, concessionária da EGF para a península de Setúbal, desenvolveu uma parceria com a DOCAPESCA para este projeto, ao disponibilizar ecoponto e recolh seletiva dedicada à separação das embalagens de plástico, produzidas a bordo das embarcações de pesca.

 

 

Depois do arranque em Peniche, Ilha da Culatra, Aveiro, Figueira da Foz e Sesimbra, o projeto A Pesca por um Mar Sem Lixo foi agora alargado a este porto de pesca, numa iniciativa do Ministério do Mar que está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

 

 

O projeto conta com a participação da Setubalpesca, da SESIBAL, da Bivalmar, da Câmara Municipal de Setúbal, da União de Freguesias de Setúbal, da Amarsul, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Ocean Alive e do For-Mar.

 

A Pesca por um Mar Sem Lixo tem como objetivo melhorar a gestão de resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca no mar, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

 

Este projeto vem unir pescadores e portos, na melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e na preservação dos ecossistemas marinhos, no qual estão envolvidos 1074 pescadores, 310 embarcações, 23 entidades parceiras e 13 associações e organizações de produtores.