26 FEVEREIRO 2021

Decorrente da implementação da recolha seletiva em ilhas ecológicas nos municípios do Barreiro, Moita, Palmela Sesimbra e na zona nascente do município do Montijo, durante os anos de 2019 e 2020 a Amarsul registou diversos pedidos de munícipes, indicando que a dimensão da abertura das tampas dos contentores era pequena, dificultando a deposição dos resíduos recicláveis.

 

Projeto Piloto bem-sucedido em Alcochete

 

Para dar resposta a esse obstáculo à reciclagem, arrancou em julho de 2020 uma experiência piloto da Amarsul que envolveu a substituição das tampas dos contentores das ilhas ecológicas no Município de Alcochete, por outras com aberturas maiores para facilitar a deposição dos resíduos recicláveis, em ambos os contentores (amarelos e azuis) de 1.100 litros que disponibilizámos aos munícipes.

 

Ao longo dos seis meses desta experiência, a Amarsul verificou que a alteração na abertura das tampas dos contentores azuis conduziu a uma expressiva diminuição de contaminação, bem como a um incremento das quantidades recolhidas, tendo comprovado que esta mudança facilitou o trabalho de quem quer separar as embalagens de papel/cartão para reciclagem. No que diz respeito aos contentores amarelos, verificou-se que o aumento da abertura das tampas se traduziu num aumento da contaminação, sem um correspondente acréscimo das quantidades recolhidas.

 

Concluiu-se assim que os bons resultados alcançados evidenciaram a pertinência de se avançar com a substituição das tampas azuis de todos os contentores de 1.100 litros, em todos os municípios onde a Amarsul tem esta tipologia de contentores.

 

A operação de substituição teve início em fevereiro, no Município da Moita, e decorrerá até ao final de 2021 em todos os municípios, com o objetivo de facilitar o trabalho de quem separa os resíduos para reciclar, sem levar à deposição indevida de resíduos indiferenciados nos contentores destinados apenas aos recicláveis.

 

Esta intervenção em mais de 3.500 ilhas ecológicas será executada em articulação com os Municípios abrangidos, para juntos, contribuirmos para que a população separe tudo sempre e em todo o lado. Este projeto que contou com o apoio e cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, visa aumentar e otimizar as quantidades de recicláveis separados na origem.