12 AGOSTO 2019

O programa “Todos podem compostar” da Valorsul, é um projeto inovador de compostagem comunitária desenvolvido pela concessionária da EGF da região de Lisboa Norte e Oeste, que disponibiliza um compostor comunitário em cinco espaços verdes da Área metropolitana de Lisboa. A população residente na envolvente de cada um destes cinco locais pode participar, entregando os seus resíduos orgânicos para serem transformados em fertilizante natural. 

 

A implementação do projeto “Todos Podem Compostar”, foi realizada em parceria com os municípios, que são agora responsáveis pela sua gestão e manutenção. O composto resultante será oferecido aos utilizadores ou utilizado pelo próprio município.

 

 

Esta iniciativa permite a redução da quantidade de resíduos depositados nos contentores municipais ao mesmo tempo que valoriza a matéria orgânica presente nos resíduos urbanos.

 

Para além do próprio compostor comunitário, o projeto promovido pela Valorsul assegurou a formação dos funcionários municipais responsáveis pelos compostores e desenvolveu uma campanha de comunicação e sensibilização para a prática da compostagem comunitária, dirigida à população residente na envolvente de cada um dos cinco locais para dar a conhecer a existência do novo equipamento e os benefícios da compostagem.

 

O programa "Todos Podem Compostar" beneficia do apoio do PO SEUR, que financiou as ações de formação e os materiais de comunicação.

 

Esta iniciativa dá resposta ao número cada vez maior de cidadãos com preocupações ambientais no seu dia a dia e que estão dispostos a alterar comportamentos e a dar o seu contributo para reduzir a sua pegada ecológica. A compostagem é um processo 100% natural onde os restos de vegetais ganham uma nova vida, transformando-se em fertilizante para a terra.

 

“Todos Podem Compostar” está disponível nos seguintes locais:

  • Parque Central da Amadora.
  • Parque Integrado da Ribeirada, Odivelas.
  • Parque Verde das Colinas do Cruzeiro, Odivelas.
  • Quinta Pedagógica dos Olivais, Lisboa.
  • Jardim do Ecobairro, Vila Franca de Xira.