As Conferências Água&Ambiente 2023 contam com o apoio EGF e estão a decorrer em Santa Maria da Feira, nos dias 27 e 28 de junho.
Foi a Conferência Biorresíduos que, ontem, deu início a estas intervenções que incluem também a Conferência Reciclagem e Valorização, hoje, dia 28.
Integraram o Painel II - "Monitorização e Transparência" Maria José Sebastião, Responsável da Área de Valorização Orgânica, da Amarsul e Sérgio Lopes, Coordenador de Produção da Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, da Valorsul, que fizeram as suas intervenções sob o tema “Valorização Orgânica e sua Rastreabilidade”, na qual abordaram os pontos-chave: a importância da monitorização das instalações e da demonstração de resultados; boas práticas para processos eficientes; a operação das instalações para obter um composto de qualidade.
Já Miguel Nunes, Responsável da Área Técnica e I&D, da Algar, fez parte do Painel III - "Produto de Qualidade" e a sua participação esteve subordinada à Comercialização de Corretivos Orgânicos, passado pelos pontos-chave: restrições e limitações à aplicação de composto no solo e a comercialização do composto: a experiência de quem o faz — dificuldades e oportunidades.
O tema dos Biorresíduos domina o debate sobre os resíduos dada a obrigatoriedade da sua recolha seletiva e circularidade. A EGF está disponível para colaborar com os municípios e para contribuir no processo de tratamento e valorização destes resíduos por forma a superar este desafio.
Neste segundo dia das Conferências Água&Ambiente 2023, a Conferência Reciclagem&Valorização trouxe para a ordem do dia os desafios e oportunidades da indústria recicladora e o seu contributo para se atingir as metas de reciclagem.
Neste âmbito surge a participação de José Coelho, Administrador Executivo da Suldouro, participou como orador no Painel II – “Metas Comunitárias da Reciclagem – A visão da Indústria Recicladora” e a sua intervenção identificou oportunidades e pontos-chave no tema “O papel dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos na reutilização e reciclagem”.
Integravam ao mesmo tempo o Painel IV vários especialistas que abordaram temas pertinentes para este debate e cujo programa poderá ser consultado aqui.
O objetivo é debater a reciclagem em Portugal e para tal ouvir entidades gestoras e recicladores, municípios, operadores e recicladores. A EGF pretende contribuir para este objetivo e para o alcançar das exigentes metas de reciclagem, continuando por isso a associar-se e a promover iniciativas que o permitam.