03 AGOSTO 2020

A Península de Setúbal é conhecida pela qualidade e beleza natural das suas praias, sendo rica em praias marítimas e fluviais. Pelo que a campanha EcoPraias chega em agosto a quatro praias fluviais: Alburrica, Gaio-Rosário, Moinhos e Samouco.

 

Este programa de sensibilização, decorre no âmbito de uma parceria entre as Câmaras Municipais de Alcochete, Barreiro e Moita e a Amarsul e é dirigida à população em geral. A iniciativa será dinamizada pela Amarsul e realizar-se-á na entrada de cada praia visada, com particular incidência junto aos contentores dos recicláveis, para promover a sua utilização.

 

A importância de reciclar à beira-mar, também se aplica à beira-rio, sendo estas quatro praias servidas por equipamentos que permitem à população entregar as suas embalagens, desviando resíduos de aterro e dos rios.

Serão realizadas ações de sensibilização na entrada de cada praia - respeitando as regras de distanciamento social - das 9h às 13h nos seguintes dias:

  • Município do Barreiro: 2 e 22  de agosto, na Praia de Alburrica.
  • Município da Moita: 9 e 23  de agosto, na Praia do Gaio Rosário.
  • Município de Alcochete: 16  de agosto – Praia dos Moinhos  e 29  de agosto - Praia do Samouco

A campanha marcará presença num total de 41 praias da região, em que os monitores vão continuar a distribuir sacos para colocação de resíduos, alertar os banhistas para a importância da reciclagem e indicar os locais onde estão instalados os ecopontos para que possam depositar os resíduos corretamente à saída de cada praia.

 

A Amarsul disponibiliza na sua página, as medidas de segurança que devem ser tidas em consideração quando nos deslocamos à praia. Ao seguir estas medidas, a população estará a promover uma ida à praia, em segurança e de forma sustentável. Mantenha o distanciamento social em primeiro lugar e não se esqueça de reciclar sempre e em todo o lado, seja à beira-mar, seja à beira-rio.