20 NOVEMBRO 2020

O grupo EGF, líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, foi esta quinta-feira consagrado com um Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social na categoria #ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, atribuído à campanha Toneladas de Ajuda.

 

 

Na semana da responsabilidade social, o grupo foi ainda distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de Comunicação atribuída à campanha #PREVENIRCOVID19, numa iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial – em parceria com a Global Compact Network Portugal.

 

 

 

A cerimónia, dedicada ao tema "2020-2030: A Década da Sustentabilidade", contou com a participação do Secretário de Estado do Tesouro, Dr. Miguel Cruz, e está integrada na 15.ª Edição da Semana da Responsabilidade Social®, que todos os anos congrega representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas e organizações da sociedade civil para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade.

 

Os galardões foram recebidos por Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF. “Os projetos premiados fazem parte de uma estratégia de comunicação ambiental e social articulada com os 174 municípios acionistas e clientes das concessionárias da EGF, onde também se inclui a mais recente campanha, ainda a decorrer, chamada “O FUTURO DO PLANETA NÃO É RECICLÁVEL, mas também o Programa Ecovalor para as escolas, os EcoEventos, o Comércio e Mercados a Reciclar ou a APP Recycle BinGo. Apelo à vossa participação nestas iniciativas, porque todos somos parte e porque, de facto, o futuro do planeta não é reciclável”, afirmou.

A campanha Toneladas de Ajuda mobilizou em 2019 um total de 250 instituições, tendo sido recolhidas mais de 734 toneladas de embalagens para reciclar, o que permitiu distribuir cerca de 70.000€ em apoios sociais. A campanha mantém-se ativa em 2020 e com a mesma lógica de apoiar e promover comportamentos ambientais adequados junto das instituições.

#PREVENIRCOVID19 consistiu numa campanha desenvolvida no início da pandemia num cenário de grande incerteza, criada em tempo record, que conseguiu colocar em prática uma estratégia de comunicação com o cidadão suportada nas redes sociais, dando informações precisas e úteis sobre o que fazer aos resíduos urbanos na primeira vaga de confinamento para assim corrigir comportamentos errados que estavam a colocar em causa a operação no terreno. Acresce que esta iniciativa contou com a participação ativa dos trabalhadores, que se envolveram nas iniciativas e que mostraram ao vivo o trabalho que todos os dias fazemos para manter com qualidade e segurança um serviço público essencial.