10 MAIO 2019

A EGF foi distinguida com um dos Prémios FUNDACOM, os prémios de comunicação dos países de língua Portuguesa e Espanhola, com o evento Plásticos e Ambiente Marinho, na categoria de Evento Externo até 1000 pessoas, numa cerimónia que decorreu dia 9 de maio em Madrid, integrado num evento de referência internacional dos profissionais de comunicação.

 

Este prémio distinguiu uma iniciativa que foi realizada a 26 de setembro de 2018, em parceria com o Centro de Comunicação dos Oceanos, com a apresentação de um palestra singular, que decorreu no Centro de Triagem da Valorsul, no Lumiar, num estúdio preparado para o efeito com 49 fardos de plástico (PET), num total de 10 toneladas que foram enviadas para reciclar e que podem, por exemplo, transformar-se em 40.800 t-shirts!

 

 

Após a palestra, foi conduzida uma visita ao Centro de Triagem, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver todo o processo de tratamento das embalagens que colocamos nos ecopontos para reciclar. Esta iniciativa foi ainda transmitida LIVE e para além da presença no local, foi possível assistir via internet.

 

A iniciativa pretendeu sensibilizar e alertar para o problema com um ponto de vista concreto e apresentar soluções, nomeadamente que o comportamento humano deve ser mais consciente de modo a que seja possível prevenir, reutilizar e valorizar os resíduos em terra para que nunca cheguem ao mar.

 

A palestra premiada está disponível, na sua totalidade, AQUI

 

A FUNDACOM é a fundação para a promoção da comunicação corporativa em espanhol e português no mundo e certifica e distingue como vencedores entidades com boas práticas de comunicação em várias áreas de atuação.

 

A EGF teve ainda mais três projetos finalistas, que foram destacados na cerimónia: o Programa Ecovalor (campanha dedicada à comunidade escolar); a campanha EcoEventos (ação que promove eventos mais sustentáveis); e a APP Recycle Bingo (uma aplicação digital para todos os cidadãos reciclarem com mais entusiasmo).

 

Todos os projetos finalistas e vencedores podem ser consultados AQUI

 

ALINHAMENTO DA PALESTRA PREMIADA

 

Microplásticos: o que são e o que podemos fazer?

- Dra Filipa Bessa - Investigadora (bióloga) do MARE-Universidade de Coimbra, especializada na temática dos microplásticos nos ambientes marinhos.

 

O lixo plástico nos mares da costa de Cascais

- Miguel Lacerda - velejador, mergulhador e líder de um estudo pioneiro acerca de lixo plástico nas falésia e praias remotas do cabo da Roca e arredores.

 

Prevenção, Reutilização e Reciclagem

- Susana Silva – Responsável pela área de Comunicação e Sensibilização da empresa Amarsul, vai apresentar os mais recentes projetos de inovação social da EGF.

 

Sobre o Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.