22 MARÇO 2019

A EGF esteve presente no Talkfest 2019, um Fórum Internacional de Festivais de Música, destinado a organizadores, que se realizou em Lisboa, no Museu das Comunicações, no dia 22 de março.

 

A participação foi assegurada pela Diretora de Comunicação, Ana Loureiro, que apresentou a campanha EcoEventos e as medidas e apoios que os festivais podem ter para serem mais sustentáveis, com principal foco no tema da gestão de resíduos produzidos. 

 

Esta iniciativa contou com a participação da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, que apelou à necessidade de os festivais serem cada vez mais sustentáveis e foi  uma vez mais, a mostra de discussão dos temas da atualidade que interferem na esfera dos festivais. 

 

Promotores, presidentes, autarcas, artistas, jornalistas e prestadores de serviços juntos dentro e fora dos vários auditórios/salas em prol da aquisição de ferramentas e potenciação da sua rede de contactos Várias foram as notícias dadas em primeira mão em festivais, destacando-se ainda: a apresentação do estudo de caso do Amsterdam Dance Event pela sua diretora;  a entrevista ao diretor de comunicação do Rototom Sunsplash e apresentação da edição de 2018 do "O perfil do festivaleiro" (estudo da APORFEST) que indicou um aumento do nº de festivais consumidos.

 

A EGF apresentou também um ranking de eventos mais sustentáveis em 2019, de um total de 200 EcoEventos realizados na sua área de intervenção. O aftermovie desta inciativa pode ser visto AQUI

 

 

Números do TalkFest'19

  • 1050 espectadores:  Iberian Festival Awards [dia 1 - 500pax); Talkfest [dia 2 - 550pax]
  • 599 inserções mass media + online (Portugal e Espanha > mês do evento)
  • 426 entidades presentes (Portugal, Espanha, Brasil, Itália, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido)
  • 9% estrangeiros Talkfest + 59% estrangeiros Iberian Festival Awards
  • 315 Roomnights externas - 247 Iberian Festival Awards + 68 Talkfest (presença de júri, staff, speakers, bandas, elementos de festivais e empresas presentes)
  • 85 oradores (5 deles internacionais)
  • 48 sponsors e media partners