24 DE JANEIRO, 2024

Grande vencedor é também 1º na categoria Sustentabilidade

 

O grande vencedor da 6ª edição da Escola Amiga da Criança, que conta com a parceria da EGF, foi o projeto “Reinventar a Coser o Planeta”, que que venceu também a categoria Sustentabilidade. Parabéns ao Agrupamento de Escolas Virgínia Moura Guimarães pelo projeto apresentado e implementado com o objetivo de minimizar o desperdício têxtil, sensibilizar para as consequências do consumo desenfreado e de promover a Economia Circular.

 

Neste link, está disponível um pequeno vídeo que apresenta o projeto “Reinventar a Coser o Planeta”: https://youtu.be/5tO_iuMXscI?t=305.

 

No blog da Escola Amiga da Criança, Eduardo Sá escreve sobre este projeto vencedor: https://tiny.auladigital.leya.com/CBjog.

 

A Escola Amiga vencedora recebe 5000€ em livros LeYa. E as escolas vencedoras, de cada categoria recebem1000€ em livros LeYa e prémio adicional dos parceiros desta iniciativa.

 

A EGF apoia em especial a categoria SUSTENTABILIDADE através da oferta de prémios extra ao vencedor:

 

Com esta parceria, a EGF dá continuidade ao apoio e promoção da Educação nas escolas para uma cidadania ambientalmente responsável e sustentável.

 

Estes são os projetos vencedores em cada categoria da Escola Amiga da Criança 2023/2024:

  1. Alimentação e Estilo de Vida Saudável: Projeto Escola como DEV(s). – Agrupamento de Escolas D. António Taipa – Freamunde
  2. Cidadania e Inclusão: Projeto Louis Braille e a ilha do Lixo. – Escola EB1/JI Azeda – Setúbal
  3. Digital: Projeto Robótica – Exploração para uma vida melhor. – Escola EB Nº4 – Setúbal
  4. Envolvimento da Família: Projeto Escolas Dislexia Day by Day. - + de 100 escolas de Lisboa
  5. Espaço Escolar: Projeto Desafio da viagem pelo mundo de todos. Vivemos uma viagem em equipa, cheia de aventuras e descoberta. – Escola EB 2,3 Dr. Costa Matos – Vila Nova de Gaia
  6. Literacias: Projeto Livro e Curta-Metragem de Animação “Sentir com Cesário Verde”. – Agrupamento de Linda-a Velha e Queijas – Queijas
  7. Vencedor da categoria Sustentabilidade e grande vencedor da 6.ª edição da Escola Amiga: Projeto Reinventar a Coser o Planeta! – Agrupamento de Escolas Virgínia Moura – Guimarães

 

Dos projetos vencedores, cinco são de escolas inseridas na área da EGF, servidas pelas suas concessionárias. Nas categorias Cidadania e Inclusão e Digital, pela Amarsul. Envolvimento da Família pela Valorsul. Espaço Escolar pela Suldouro. Sustentabilidade pela Resinorte.

 

O resumo de todos os projetos vencedores pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5tO_iuMXscI