24 JULHO 2018

Na próxima quarta-feira, 25.07.2018, irá decorrer a quarta palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos, projeto que pretende unir os públicos dos países de Língua Portuguesa, de forma presencial e virtual (via LiveStream), acerca de diferentes temas relacionados aos Oceanos.

 

Esta quarta iniciativa contará com a presença de Filipa Pantaleão, da EGF, que apresentará projetos internacionais em que o Grupo EGF está empenhado e os benefícios dessas iniciativas para a sustentabilidade marinha.

 

ALINHAMENTO DA 4ª SESSÃO

A sessão tem início a 25 de julho, pelas 16h, na Academia de Ciências de Lisboa, às quais se pode assistir presencialmente e de forma gratuita, mas também em LiveStream em www.ccoceanos.pt

 

Pragas e lixo marinho em sistemas insulares

- Dr. João Canning-Clode: Doutor em Oceanografia Biológica e Ciências Marinhas e investigador associado do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Treinamento formal em biologia marinha, ecologia comunitária, biogeografia marinha e biologia de invasão.

- Dr. João Monteiro : Pós-doutorando da ARDITI no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na Madeira. Com formação em biologia marinha, ecologia de comunidades, processos ecológicos de recifes de coral e mapeamento de habitats e também como mergulhador científico e instrutor de mergulho autónomo.

Plasticus Maritimus

- Dra. Ana Pêgo – Bióloga marinha licenciada pela Universidade do Algarve. Foi investigadora no Laboratório Marítimo da Guia, em Cascais, é atualmente educadora ambiental, “beachcomber” e artista.

Lixeiras em terra, lixo no mar

- Engª Filipa Pantaleão - Responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos transversais, potenciadores de sinergias, às empresas do Grupo EGF, empresa responsável pelo tratamento da maioria dos Resíduos Urbanos de Portugal.

 

Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt