07 DE DEZEMBRO, 2022

A Plataforma ODSlocal celebra mais um ano de existência com a 3ª Conferência Anual ODSlocal “Caminhos, Dinâmicas, Futuros” que decorre hoje, dia 7 de dezembro, em Loulé, no Wyndham Grand Hotel, a partir das 14h. Durante este evento serão entregues os Prémios ODSLocal, uma distinção que inclui duas categorias: Práticas Municipais para os ODS e Projetos Locais para os ODS.

 

A EGF está presente nesta iniciativa e patrocina a categoria Projetos Locais para os ODS que pretende distinguir três projetos de organizações da sociedade civil mapeados no portal ODSlocal, a nível nacional, que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicabilidade nas categorias de Pessoas, Prosperidade e Planeta.

 

Serão também atribuídos os Selos ODSlocal às autarquias que mais se destacaram neste domínio.

 

Sobre a Plataforma ODSlocal

Plataforma ODSlocal é a designação da iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, a nível local, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”.

Integra um portal online dinâmico que permite visualizar e acompanhar os progressos e contributos de cada município em relação aos ODS.

Mais informação em https://odslocal.pt/.

 

Sobre a EGF

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

Mais informação em https://www.egf.pt/

 

Informações: Ana Loureiro |Telemóvel: 968601711 | E-mail: ana.loureiro@egf.pt