21 NOVEMBRO 2019

Está a decorrer a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019. Este projeto, já na sua 7ª edição, existe pela necessidade de diminuirmos a quantidade de lixo que produzimos.

 

O foco este ano é a educação e informação para uma mudança de atitude face aos resíduos: “Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos.”

 

Desde o início dos anos 70 e até 2016, que o lixo doméstico duplicou na União Europeia, per capita e em peso. Em 2016, a produção anual de lixo doméstico de cada europeu chegou aos 482 kg! *

 

 

 

Na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR) pretende-se chamar a atenção para este problema. E esse é o objetivo principal das ações que vão decorrer este ano. São 16.570 ações por toda a Europa! Também em Portugal este movimento é promovido pela EGF e pelas suas concessionárias, dos quais salientamos alguns exemplos.

 

ALGAR 

A Algar associa-se sempre a esta iniciativa e são várias as ações a decorrer:

 

  • O veículo de educação ambiental da Algar, que está equipado com jogos multimédia e filmes 3D sobre os principais aspetos da recolha, triagem e valorização dos resíduos urbanos, vai estar de 18 a 20 de novembro junto ao hotel Tivoli Marina, em Vilamoura, para receber público de todas as idades, numa parceria com a empresa municipal Inframoura, organizadora do seminário “Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos”, que se realizará no dia 18 de novembro, no mesmo local.
  • Em associação com a ENTRAJUDA a Algar vai promover uma campanha de angariação de brinquedos usados (bonecos, bolas, livros, jogos, cds, entre outros), que decorrerá em todas as instalações da empresa, distribuídas pela região do Algarve (algar.com.pt), para entregar às famílias carenciadas apoiadas pela Instituição de Solidariedade Social.
  • As escolas também são convidadas a participar. Durante a SEPR, a Algar lança o desafio para que promovam a “Feira na Escola - Hora da Troca”. A iniciativa nada mais é do que alunos, professores e auxiliares selecionarem objetos seus que já não utilizam tais como: jogos, CD’s, livros, roupa e/ou brinquedos e na escola organizarem uma feira de troca direta por outros objetos que lhes façam falta. Dessa forma, prolongam a vida útil desses objetos e evitam o excesso de consumo, contribuindo para que cada vez mais se reduza a deposição de resíduos em aterro.

ERSUC

Durante esta semana a ERSUC, em parceria com os Municípios e com os Agrupamentos de Escolas, vai dinamizar a ação de educação ambiental “A Nossa Casa é Um Planeta”, uma ação de sensibilização que utiliza uma abordagem inovadora de educação e sensibilização, que assenta na projeção de filmes em 360º, em planetários itinerantes, especialmente concebidos com conteúdos adequados a 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância e 1º Ciclo, 2º e 3º Ciclo e Ensino Secundário.

 

As ações promovem comportamentos ambientalmente adequados na temática dos resíduos urbanos e englobam, além da apresentação dos filmes, a entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido.

 

A ERSUC está com os Planetários dia 18 de novembro no Município de Estarreja, dia 19 de novembro no Município de Arouca, Dia 20 de novembro no Município de Ovar, dia 21 de novembro no Município da Figueira da Foz e dia 22 de novembro no Municípios de Pedrogão Grande e no Município de Penacova.

 

Miguel Ferreira, Administrador Executivo da ERSUC, deixa ainda o apelo «para que as preocupações desta semana se possam desenvolver ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos e no seu correto encaminhamento para reciclagem”.

 

VALORLIS

a Valorlis convidou a população a conhecer o percurso dos resíduos que produzem em sua casa, no passado sábado, dia 16 de novembro, na iniciativa “Dia Aberto Valorlis”.

 

A adesão por parte da população superou as expectativas, tendo as inscrições esgotado em poucas horas, o que levou a Valorlis a abrir um segundo horário.  No “Dia Aberto Valorlis”, a empresa recebeu 70 pessoas, acompanhadas das suas famílias. 

 

Os participantes começaram a visita por colocar os resíduos que traziam de casa nos ecopontos da Valorlis, seguindo se uma visita guiada à Unidade de Triagem e ao Aterro Sanitário de Leiria, onde foi explicado o que acontece aos resíduos depois de serem colocados nos respetivos contentores .  Durante a visita foram ainda esclarecidos os mitos da reciclagem e clarificadas as regras da separação dos resíduos.  

 

a Valorlis dinamiza ainda, bo dia 23 de novembro às 15h00, no auditório da Valorlis o workshop sobre a temática do desperdício alimentar “Da Horta à Mesa, com sabor, criatividade, sem desperdício”, numa parceria com a Refood Leiria.

 

Neste workshop os participantes vão aprender técnicas para evitar o desperdício na horta e na cozinha e aprender a conservar e transformar as sobras em pratos deliciosos.

 

Do programa consta: Refood e a eliminação do desperdício alimentar; Pequenos truques para reduzir a quantidade de alimentos encaminhados para o lixo; Apresentação e elaboração de vários formas de conservar alimentos; Partilha de receitas.

 

Os participantes devem trazer embalagens de vidro para levar as receitas elaboradas para casa, promovendo assim a reutilização.

 

O workshop é gratuito, mas requer inscrição em www.valorlis.pt

 

VALORSUL

A Valorsul tem a decorrer 20 ações registadas, abaixo identificadas, na sua área de intervenção e apoia a divulgação da iniciativa.

 

 

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos/European Week for Waste Reduction (EWWR) decorre entre 16 e 24 de novembro de 2019. “Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos!” é o mote deste ano. O tema este ano pretende alertar para a necessidade de reduzir o consumo e prolongar a vida dos objetos. O objetivo é aumentar a consciência da população sobre a necessidade de redução de resíduos e esta iniciativa constitui um incentivo para a diminuição da quantidade de lixo produzida na Europa.