10 DE MAIO 2021

A Valnor vai requalificar e ampliar a instalação de Central de Valorização Orgânica (CVO) localizada no Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, com um investimento de 980 mil euros, financiado em 85%. Este investimento resulta de uma candidatura aprovada pelo POSEUR que contempla a criação de uma zona dedicada à receção de RUB de recolha seletiva e a ampliação da área coberta destinada à maturação dessa fração, no TMB de Avis, nomeadamente:

 

Ação 1 - Zona dedicada à receção de RUB de recolha seletiva - Contempla a criação de uma zona individualizada para receção de RUB, em local contiguo, mas fisicamente separado da zona de receção de RU de recolha indiferenciada, assegurando que as frações não sofrem qualquer mistura.

 

Ação 2 – Ampliação e Otimização da Capacidade de Processamento

 

Esta ação, compreende a ampliação e otimização da capacidade de processamento de RUB contemplando a instalação de um novo tapete de alimentação apto a transportar as quantidades de RUB que a VALNOR receba. O novo tapete de alimentação promoverá o encaminhamento dos RUB para o equipamento de abertura de abre-sacos, sendo alimentado diretamente por pá carregadora.

 

Ação 3 – Ampliação da Cobertura do Parque de Maturação

 

A Ação 3 contempla a ampliação da área coberta do parque de maturação do TMB, gerando condições adequadas para a adequada valorização dos RUB com origem na recolha seletiva, numa área de cerca de 4 050 m2.

 

Ação 4 – Modificação e Ampliação do Sistema de Comando e Controlo Operacional

 

As Alterações que se pretendem executar no TMB irão originar a necessidade de alterações processuais de funcionamento da instalação. A implementação da operação  criará condições para a receção dedicada de RUB de recolha seletiva, incrementando o potencial de valorização desses resíduos e possibilitando à VALNOR garantir o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva Quadro dos Resíduos e preparando a infraestrutura beneficiada para o cumprimento de futuros desafios que venham a ser colocados.

 

Esta operação, em resumo, contempla a criação de uma linha de bio resíduos, a criação de uma zona de receção e a modificação e ampliação do sistema de comando e controlo operacional.

 

São novos desafios em que ganhamos todos – ganha a região, ganha o Ambiente!