29 DE NOVEMBRO, 2022

Decorreu na passada sexta-feira, nas instalações da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a cerimónia de entrega de prémios do concurso de poesia “Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras” promovido pela Valorlis, com o intuito de incentivar a expressão literária através da escrita de poemas, inspirados no tema da Reciclagem.

 

A cerimónia, contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre poetas, familiares, e representantes das instituições participantes no concurso, num sarau de poesia, onde foram declamados os poemas, acompanhados à guitarra pelos alunos da escola de música SAMP e pelo músico Sérgio Bento.

 

Os jurados do concurso, o psicólogo e escritor Paulo José Costa, a bióloga e escritora Carla Veríssimo, ambos poetas e impulsionadores da Poesia e a engenheira do ambiente e Administradora da Valorlis, Marta Loia Guerreiro, entregaram os prémios aos vencedores, reconhecendo a qualidade dos poemas recebidos.

 

Os poetas vencedores foram: 1ª classificada, Tatiana Alves, 2ª classificada, Nídia Nair, 3ª classificada Isabel Moio e foram ainda distinguidos com uma menção Honrosa, os poemas escritos por Henrique Louro e Rita Leitão.

 

Os poemas vencedores, foram impressos num saco reutilizável, personalizado e oferecidos a todos os participantes, juntamente com um ecoponto doméstico. Os poetas vencedores receberam ainda um trofeu e um vale para aquisição de livros, nas livrarias locais.

 

Está a ser preparado um e-book, que compila todos os poemas recebidos e que ficará disponível no website da Valorlis para download.

 

O concurso foi direcionado a amantes de escrita e poesia, residentes nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, e recebeu 42 poemas, escritos por autores de idades compreendidas entre os 10 e os 86 anos, e ainda de utentes de 7 instituições.

 

Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis, salienta que “esta iniciativa foi um sucesso, com uma boa adesão por parte da população e com uma participação de qualidade manifestada através dos poemas recebidos, que revelaram grande conhecimento dos temas propostos: ambiente, sustentabilidade e reciclagem ”, e acrescenta que “A Valorlis pretende continuar a associar a reciclagem à expressão literária e artística e desta forma incrementar boas práticas de separação e reciclagem junto de um público mais vasto”.

 

A Valorlis agradece a todos os participantes e a todas as instituições e entidades que dinamizaram com entusiasmo este concurso. Um especial agradecimento aos jurados deste concurso Paulo José Costa, e Carla Veríssimo, por terem aceite o convite da Valorlis,  aos alunos da escola de música SAMP e ao músico Sérgio Bento, que em muito enriqueceram esta iniciativa com a sua música.