16 JULHO 2020

A Valorlis encontra-se a reforçar a colocação de ilhas ecológicas na Marinha Grande, tendo em conta a boa recetividade do projeto co-financiado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, iniciado em julho de 2019. O projeto contempla a colocação de 15 novas ilhas para separação de resíduos recicláveis nas localidades de Forno da Telha, Gaeiras e Outeirinhos, concelho da Marinha Grande. 

 

O projeto Ilhas Ecológicas - Recolha Seletiva de Proximidade - é um projeto piloto, que tem como objetivo aproximar os ecopontos da população, disponibilizar meios para separação em locais onde há dificuldade na colocação de ecopontos e aumentar as quantidades de resíduos enviados para reciclagem.

 

Este projeto foi alargado faseadamente a várias localidades do concelho da Marinha Grande, tendo sido colocados um total de 684 ecopontos de menor capacidade (228 ilhas ecológicas) para separação dos resíduos recicláveis pela população nas localidades: Amieira, Albergaria, Marinha Pequena, Pero Neto e Trutas, Comeira, Guarda Nova, Ordem e Portela, Embra, Forno da Telha, Gaeiras e Outeirinhos.

 

 

A Valorlis tem vindo a reforçar a rede de ecopontos aproximando os contentores de recicláveis da população, de modo a tornar mais cómoda a separação destes resíduos. Em algumas zonas da Marinha Grande este reforço está a ser feito através da substituição dos ecopontos tradicionais por contentores com menor capacidade, colocados mais perto de cada habitação e em maior número.

Esta alteração foi acompanhada no terreno por equipas da Valorlis que sensibilizaram os moradores e esclareceram todas as dúvidas relativas à separação de resíduos recicláveis, ajudando os cidadãos a depositar nos contentores os resíduos corretamente separados.

 

Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, indica que “os resultados deste projeto, relativamente à qualidade e quantidade dos resíduos recolhidos, têm sido muito satisfatórios, o que nos leva a considerar, para o próximo plano de investimentos, o alargamento deste projeto a outros concelhos da área de intervenção da Valorlis”.