12 FEVEREIRO 2020

A Valorlis, concessionária da EGF na Alta Estremadura, terminou 2019 com o valor mais elevado de sempre na recolha seletiva de resíduos urbanos. A separação nos ecopontos aumentou 17% face ao período homólogo de 2018. O envolvimento da população foi essencial para alcançar estes resultados.

 

Este ano foram enviados para reciclagem um total de 12.460 toneladas de resíduos na área de intervenção da Valorlis; 4.865 toneladas de vidro, 5.377 toneladas de papel/cartão e 2.218 toneladas de embalagens de plástico e metal. Foi notório o aumento de todos os materiais, sendo que a separação nos ecopontos de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior (mais 19% que no ano anterior). Seguiu-se uma evolução muito positiva na separação de vidro para reciclagem (mais 16%). A reciclagem de papel/cartão cresceu 15%.

 

O esforço de recolha seletiva nos municípios da área de influência da Valorlis (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós) resultou na poupança de 80 mil árvores, metal que permite fabricar mais de 11,4 milhões de latas de 0,33 litros, plástico suficiente para produzir mais de 1,8 milhões de t-shirts XL e uma quantidade de vidro que permite produzir cerca de 13,9 milhões de garrafas de 0,75 litros.

 

Marta Guerreiro, Administradora Delegada da Valorlis, salienta: “Esta melhoria deve-se a uma maior consciência ambiental da população, aliada a um forte investimento em novos ecopontos, diferentes tipologias de contentores, viaturas e a campanhas de sensibilização para a correta separação que a Valorlis têm vindo a desenvolver em conjunto com os municípios.” E acrescenta: “Apesar dos excelentes resultados alcançados, temos consciência que o nosso esforço em prestar um serviço cada vez melhor à população deverá manter-se, para em conjunto construirmos um ambiente melhor para todos”.

 

Para mais informações: Cidália Martins |cidalia.martins@valorlis.pt| 244575540