24 JANEIRO 2020

A Valorsul, concessionária da EGF nas regiões de Lisboa e Oeste, integra uma candidatura a financiamento no âmbito do Programa EEA Grants com o projeto InRoads – Innovative and Green Residue-Based Noise Barriers for Roadways, juntamente com a Mota-Engil Engenharia e Construção, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra.

 

EEA Grants é um mecanismo financeiro plurianual estabelecido entre os membros do Acordo do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal. Esta relação visa promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais através de apoio financeiro.

 

O projeto propõe o desenvolvimento de uma solução inovadora para construção de barreiras acústicas pré-fabricadas apostando na reutilização de agregados artificiais produzidos a partir de escórias de incineração de resíduos urbanos (AEIRU).

 

Integrado no âmbito do concurso Projetos para a Promoção da Economia Circular no Setor da Construção – do Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono", o projeto permitirá mitigar o ruído induzido por tráfego rodoviário, o que contribuirá significativamente para uma melhoria da qualidade de vida das populações vizinhas aos locais onde se implementará esta solução e para abrandar a pegada ecológica do sector da construção civil.