11 SETEMBRO 2020

Em 2018 teve início a campanha do Grupo EGF - "Toneladas de Ajuda". A Valorsul abriu as portas dos seus centros de triagem e ecocentros para receber materiais recicláveis das instituições e, como contrapartida, passou a ajudar financeiramente as associações participantes.

DUPLA MISSÃO: AMBIENTAL E SOCIAL

Na Valorsul estão inscritas mais de 60 instituições na campanha Toneladas de Ajuda. Desde o seu arranque, a ajuda financeira da campanha já ultrapassou os 94 mil euros, conseguindo enviar para reciclar cerca de 475 toneladas de materiais entregues pelas instituições.


A Valorsul uniu assim a sua missão ambiental à missão social destas instituições. Todas as instituições sem fins lucrativos interessadas em participar na campanha Toneladas de Ajuda podem contactar a Valorsul, ou a EGF para comunicacao@egf.pt. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir através da entrega de materiais recicláveis para esta causa.

 

QUANTIDADES DO 1º SEMESTRE DE 2020 SUPERAM EXPECTATIVAS

No primeiro semestre de 2020, a campanha "Toneladas de Ajuda" angariou 138 toneladas de material reciclável, um resultado acima do esperado, considerando que as entregas estiveram suspensas durante o estado de emergência, devido à pandemia COVID-19. Foram entregues 2 toneladas de vidro, 87 toneladas de papel e cartão e 49 toneladas de plástico e metal por 53 instituições. Como contrapartida financeira, a Valorsul entregou 25 mil euros em função das quantidades entregues.

 

CASOS DE SUCESSO

Na Valorsul, um dos casos de maior sucesso desta campanha é o caso da Associação O Dom Maior que oferece diversas terapias e fisioterapia para crianças.

“Há que reconhecer este trabalho, destas pessoas que se dedicam a separar os materiais para esta campanha, que, em alguns casos se tratam de famílias que vivem em situações muito complicadas e com acrescidas responsabilidades”, como refere Sofia Terceiro, Presidente da Associação, “em muitas das situações, ausentes de seguros de saúde, este é o único meio que viabiliza os tratamentos necessários.”

Esta associação foi das primeiras a aderir à campanha e tem mobilizado muitas pessoas e até empresas que fazem chegar à Valorsul materiais que revertem em terapias e medicamentos para os seus utentes.

 

Os Bombeiros Voluntários de Bucelas aderiram à campanha Toneladas de Ajuda em 2019 e, há já alguns anos que acrescentaram ao seu trabalho, em prol da comunidade, uma vertente ambiental que traz benefícios para a população que servem e também para a corporação.