Valorização Energética

O potencial energético dos resíduos que produzimos é muito elevado, e na EGF procuramos tirar o máximo valor das matérias-primas processadas. Esta valorização energética é assegurada através de vários processos.

 

A EGF possui 58 Grupos Motogeradores, com uma potência instalada de cerca de 46.600 kW e uma energia produzida de 500 GWh/ano, em média.

  ____________________________

 

Valorização energética através de incineração

 

A EGF detém, através da Concessionária Valorsul, uma Central de Valorização Energética com capacidade para 662.000 t/ano. Esta Central, localizada em São João da Talha, produz energia suficiente para abastecer uma cidade de 200.000 habitantes.

Para além da energia, da atividade da Central de Valorização Energética resultam as escórias, enquanto produto desta instalação, que são posteriormente valorizadas com o envio para reciclagem dos metais ferrosos e não-ferrosos e com a produção de um agregado certificado para a construção de estradas e outras aplicações.

 

Valorização energética através da produção de biogás

 

Na EGF, o biogás produzido nas centrais de digestão anaeróbia e nos aterros sanitários é uma mais-valia no tratamento de resíduos, que permite retirar o máximo de valor quando já se reciclou e tratou previamente tudo o que era possível. 

 

A EGF procede à valorização energética, através do biogás produzido, em todos os seus aterros sanitários.

 

 

 

Instalações
Central de Valorização Energética Valorsul

Localização: Plataforma Ribeirinha da CP - Estação de Mercadorias da Bobadela, 2696-801 São João da Talha - Loures

Área ocupada: 7 ha

Origem dos RSU: Recolha Indiferenciada

Processo de tratamento: Incineração em massa

Resíduos aceites/tratados: Todos os resíduos provenientes da recolha indiferenciada.

Produtos da valorização: energia elétrica; escórias; sucata ferrosa; cinzas volantes; gases de combustão.

Capacidade máxima de processamento: 662 mil toneladas por ano (90% de disponibilidade)

Data de entrada em funcionamento: 14 de fevereiro de 2000

Grupos Motogeradores

Na EGF, o biogás produzido nas centrais de digestão anaeróbia e nos aterros sanitários é uma mais-valia no tratamento de resíduos, para que seja possível retirar o máximo de valor quando já se reciclou e tratou previamente tudo o que era possível. 

 

Atualmente, a EGF regista a existência de 58 Grupos Motogeradores, com uma potência instalada de cerca de 46.600 kW e uma energia produzida de 500 GWh/ano, em média.