NOTÍCIAS
27 DE OUTUBRO 2021

A EGF iniciou hoje um novo serviço de contacto e apoio aos cidadãos – a Linha da Reciclagem, um serviço de atendimento PÚBLICO, GRATUITO e NACIONAL que foi criado para dar respostas eficazes ao cidadão, nomeadamente para responder a dúvidas, pedidos de informação, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviço.

 

Os pedidos de serviço relacionados com a recolha e tratamento de resíduos urbanos, ainda só estão disponíveis nas áreas de atuação das concessionárias Resiestrela e Valnor, num total de 39 municípios, sendo progressivamente ampliados a todas as 11 concessionárias do Grupo muito em breve.

 

 

 

Este novo serviço do Grupo EGF, que inicia hoje, tem disponíveis os seguintes contactos:

 

CONTACTOS LINHA DA RECICLAGEM

 

Telefone Gratuito: 800 911 400

 

Website: www.linhadareciclagem.pt

Email: atendimento@linhadareciclagem.pt

 

A linha de atendimento funciona das 9h00 às 20h00, e do outro lado da linha encontrará operadores experientes que o vão ajudar com todas as dúvidas e questões para as quais precise de ajuda e que estejam relacionados com os resíduos e recursos que gerimos todos os dias. Também poderá utilizar o novo website com informações úteis e de contacto mais fácil e direto, que permitem resolver com eficácia as suas questões.

 

Para mais informações sobre esta iniciativa, consulte o website www.linhadareciclagem.pt

 

 

 

25 DE OUTUBRO 2021

Valorlis oferece compostores domésticos à população

Inscrições abertas para obter um compostor

 

A Valorlis vai alargar o seu programa de compostagem doméstica através da distribuição de 4.500 compostores, que serão entregues à população da sua área de intervenção em 2022, mediante a presença numa ação de sensibilização.

 

O alargamento do programa surge com o objetivo de contribuir para o desvio de resíduos urbanos biodegradáveis de aterro sanitário assim como responder aos pedidos e manifestação de interesse dos munícipes, e será dinamizado em estreita parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia.

 

Poderão participar no programa de Compostagem desenvolvido pela Valorlis todas as famílias que possuam um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta) residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém e que tenham um agregado familiar igual ou superior a 2 pessoas.

 

Os munícipes interessados em obter um compostor gratuito devem inscrever-se no formulário disponível em www.valorlis.pt até 30 de novembro de 2021. Posteriormente, os munícipes são convocados para participar numa ação de sensibilização de cariz obrigatório e receber o compostor.

 

«Reconhecemos o potencial da prática de compostagem doméstica, na vertente da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente» refere a Administradora Delegado da Valorlis, Marta Loia Guerreiro. E acrescenta, «Pretendemos com este projeto proporcione condições para os munícipes reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos».

 

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha e jardim e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega.

 

Se tem um jardim, quintal ou horta, a compostagem doméstica é ideal para si!

 

O Projeto de Compostagem Doméstica lançado em 2007 pela Valorlis, marcou uma nova e significativa etapa no esforço pela redução de resíduos depositados em aterro, tendo possibilitado a valorização de 19.590 toneladas de resíduos, através da utilização de 8.836 compostores, que foram distribuídos gratuitamente nas ações de formação realizadas. Foram realizadas 205 ações de formação em Compostagem Doméstica em 62 freguesias dos seis municípios da área de influência da Valorlis e 3.000 visitas de monitorização, aconselhamento e intervenção junto das famílias detentoras de um compostor.

12 DE OUTUBRO 2021

A Valorsul, em parceria com os SIMAR de Loures e Odivelas, vai lançar um projeto inovador de recolha seletiva. Intitulado de “Contentão, um contentor com um grande coração” tem como objetivo envolver as comunidades locais na reciclagem, garantir a separação dos seus resíduos e através duma dinâmica de conversão em apoio financeiro, ajudar uma associação da sua freguesia.

 

Na prática, o Contentão é um espaço de grandes dimensões onde as famílias e o comércio podem entregar os seus recicláveis, sabendo que todo o material corretamente separado vai reverter a favor duma associação local.

 

A primeira fase do projeto arranca já em outubro nas freguesias de Bucelas e Odivelas. As associações para quem o apoio financeiro será canalizado, durante o primeiro ano, também já foram selecionadas pelo júri do projeto. Na freguesia de Bucelas será parceiro o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, uma coletividade com 70 anos e que, entre outros méritos, mantém viva a cultura e a tradição locais. Em Odivelas, será a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro, que promete dinamizar a separação de recicláveis no bairro e na freguesia, angariando assim fundos para desenvolver a sua missão.

 

O Contentão vem dar continuidade à estratégia da Valorsul de aliar o crescimento da empresa à sua responsabilidade social, numa altura em que a maioria das associações se depara com dificuldades, devido à pandemia. Este projeto poderá contribuir anualmente com valores de contrapartida até 7.500€. E o montante a atribuir a cada associação, estará diretamente relacionado com a quantidade e a correta separação de recicláveis neste novo equipamento, durante todo o ano.

 

Mediante a adesão da população a este projeto piloto, o Contentão poderá chegar “com o seu grande coração” a todas as freguesias de Loures e Odivelas.

6,2
HABITANTES
MILHÕES
174
MUNICÍPIOS
167
INSTALAÇÕES
3,2
RESÍDUOS TRATADOS E VALORIZADOS
MILHÕES TONELADAS
328
RESÍDUOS RECICLADOS
MIL TONELADAS
22,4
CORRETIVOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS
MIL TONELADAS
447
ENERGIA PRODUZIDA
GWH/ANO
RECYCLE BINGO O JOGO MAIS AMIGO DO AMBIENTE
Ecopontos e Ecocentros Reciclar Sempre, Tudo e em Todo o Lado
6,2 Milhões
Habitantes abrangidos