18 DEZEMBRO 2019

A Algar iniciou a exploração da célula D do Aterro Sanitário de Portimão no passado dia 12 de dezembro, uma célula já prevista no projeto inicial do aterro, e que permite garantir a capacidade de deposição dos resíduos indiferenciados recolhidos nos concelhos do Barlavento Algarvio.

 

A construção do aterro sanitário traduz-se num investimento de 3,6 milhões de euros e conta com um volume de encaixe de 1 milhão de m3 para a deposição de resíduos, equivalente a 90.000 toneladas de resíduos por ano, prevendo-se um tempo de vida útil em exploração de 10 anos.

 

Para assistir à primeira utilização foram convidados a Presidente da Câmara Municipal de Portimão Isilda Gomes, o Vice-Presidente Filipe Vital, o chefe de Gabinete José Cardoso e ainda do Diretor Geral da EMARP João Rosa.

 

O aterro sanitário de Portimão faz parte de um sistema de gestão integrada, sendo que a deposição em Aterro é a última opção utilizada na gestão de resíduos e que resulta de um plano de proteção ambiental cuidado. A nova célula conta com as melhores técnicas de proteção e preservação ambiental de modo a permitir a impermeabilização dos solos e a proteção dos aquíferos, incluindo a monitorização da drenagem adequada de lixiviados; captação do biogás, o qual é encaminhado para valorização energética ou queima, e o controlo das águas subterrâneas/superficiais e das alterações topográficas.