3 JULHO 2019

A Algar, concessionária da EGF na região do Algarve, e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel uniram-se, dia 3 de Julho, “Dia Internacional Sem Sacos de Plástico”, para promover uma ação de sensibilização no Mercado Municipal da cidade. A ação foi realizada com o objetivo de alertar para o consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

 

Os sacos de plástico leves são prejudiciais para o ambiente e para a saúde. No lixo misturam-se com o resto dos resíduos. Acabam por isso nos aterros ou no ambiente, onde podem permanecer mais de 300 anos. De acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro de 2018, realizada pela Algar, 13% correspondem à categoria dos plásticos, sendo que 76% desse material correspondem aos sacos de plástico leves.

 

 

 

O que fazer com os sacos plásticos?

 

O “Dia Internacional Sem Sacos Plásticos” apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o ambiente, optando por reduzir o uso de sacos de plástico, reutilizar sempre que possível e caso não sejam passiveis de reutilização, deverão ser depositados no contentor amarelo do ecoponto, para serem reciclados.

 

A ALGAR e a Câmara Municipal de São Brás alertam que se todos fizerem a sua parte, separarem os resíduos que produzem, sempre e em todo o lado e depositarem corretamente esses resíduos nos contentores correspondentes, estarão a contribuir para evitar a poluição do ambiente e a garantir que os resíduos receberão o destino adequado. Para mais informações sobre esta iniciativa: www.algar.com.pt