23 DE JULHO 2021

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, premiando aqueles que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

 

CONCURSO SEPARA E GANHA!

 

O concurso “Separa e ganha”, que integra este projeto, tem como objetivo premiar as escolas que reciclam as suas embalagens usadas.

 

Esta iniciativa beneficia as escolas dando-lhes apoio logístico (suportes para sacos, sacos e a recolha seletiva), acrescido de ações de sensibilização realizadas por monitores de ação ambiental.

 

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas, entre janeiro e março deste ano, muitas das ações agendadas com as escolas passaram para o ONLINE.

 

Foram 94 os estabelecimentos de ensino que participaram no Programa Ecovalor ano letivo 2020/21, mais de 31 mil participantes, entre alunos, professores e auxiliares que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e, reciclaram 588 toneladas de embalagens.

 

Todas estas escolas encaminharam para reciclar 216 toneladas de papel e cartão, 210 toneladas de vidro e 162 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida. O material separado pelos alunos foi encaminhado para valorização e cada escola receberá o seu prémio em função da quantidade reciclada.

 

A Algar irá atribuir prémios às escolas, por cada tonelada de plástico/metal, papel/cartão e vidro, que os estabelecimentos de ensino conseguiram encaminhar para reciclagem, durante o ano letivo 2020/21.

 

Algumas das escolas que participaram no ECOVALOR, para além das embalagens recicláveis, também se dedicaram à separação dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, fruto de uma parceria entre a Algar e a Eletrão, o que resultou num total de 21.067 kg encaminhados para valorização. Estas escolas receberão uma bonificação extra pelo seu desempenho.

 

QUERO INSCREVER A MINHA ESCOLA NO PROGRAMA ECOVALOR E PARTICIPAR NO CONCURSO “SEPARA E GANHA”. O QUE DEVO FAZER?

 

O concurso “Separa e Ganha” vai manter-se no próximo ano letivo. A Algar já está já a receber inscrições de escolas que pretendem antecipar o envio da sua candidatura preenchendo o formulário de adesão para garantir o seu lugar. Caso a sua escola deseje proceder de igual forma, poderá consultar mais informação no nosso website (www.algar.com.pt) e/ou contactar-nos diretamente através da Linha Verde 800 203 251 | Email gci@algar.com.pt.

 

 

Legenda: Os dados apresentados no gráfico acima são referentes aos concelhos que aderiram ao concurso escolar “Separa e Ganha” 2020/21.