01 AGOSTO 2019

O 25º Super Bock Super Rock regressou ao Meco entre os dias 17 e 20 de julho e foi um Ecoevento Amarsul.

 

Com o apoio da Amarsul e do Município de Sesimbra foi implementado um sistema de recolha seletiva de embalagens na Herdade do Cabeço da Flauta. Numa operação sem precedentes foram  disponibilizados pela Amarsul 104 equipamentos,  que incluíram estruturas de 30 m3 para o acondicionamento do papel/cartão e de embalagens de plástico e metal, reforço em todos os pontos de produção de resíduos do recinto, palcos e campismo com 38 Ecopontos metálicos e distribuição de vidrões com basculamento para os stands produtores de vidro, assim como estruturas metálicas para a deposição seletiva.

 

 

Contou ainda com uma ação de sensibilização de Boas Vindas aos Campistas, dedicada às boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos. A organização do festival Super Bock Super Rock ao colaborar na monitorização e avaliação de resultados quanto aos resíduos produzidos contribuiu de forma decisiva para o desvio de resíduos de aterro, ao implementar boas práticas ambientais.

 

As equipas da Amarsul receberam os campistas, sensibilizaram e deram a conhecer a localização dos contentores permanentes do festival e recolheram embalagens de plástico usadas, sob o lema: “Recicla tudo, sempre e em todo o lado!”

 

Além disso, a organização estabeleceu parcerias com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a associação ambientalista Quercus e a Sociedade Ponto Verde.

 

No final do evento os resultados obtidos foram mais de 8 toneladas de embalagens para reciclagem: 4.583kg de plástico e metal, 2.343kg de papel e cartão e 1.219kg de vidro, produzidas por cerca de 80.000 visitantes em apenas 4 dias. O valor de contrapartida destas embalagens, será doado pela organização à Liga dos Amigos da Lagoa de Albufeira  - LIALA.

 

O “Programa Ecoeventos” da Amarsul, é um projeto cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, integrado numa campanha nacional coordenada pela EGF, e pretende contribuir significativamente para o aumento da quantidade e qualidade dos materiais recolhidos seletivamente nos eventos.