09 DE JULHO 2021

O artista plástico Xico Gaivota juntou-se ao movimento “O Futuro do Planeta não é Reciclável” e criou a escultura de um golfinho, a partir de lixo marinho, por ser uma das espécies marinhas mais icónicas, despertando assim a atenção de mais portugueses para a reciclagem. A exposição desta obra irá decorrer gratuitamente, no Almada Forum, de 10 de julho a 5 de agosto, no horário de funcionamento do centro comercial, numa iniciativa promovida pela Amarsul e Câmara Municipal de Almada.

 

Após esta data, a peça continuará em digressão por vários espaços em todo o país.

 

Com aproximadamente 2,5 m de altura e cerca de 150 kg, esta obra foi desenvolvida exclusivamente com fragmentos de lixo não manipulados e sem o uso de quaisquer colas ou tintas durante a sua produção. Todos os materiais que o artista usa nas suas peças são recolhidos pelo próprio em praias não concessionadas da costa portuguesa.

 

Xico Gaivota é habitualmente reconhecido pelas suas intervenções para a consciencialização e sensibilização global sobre o lixo existente no mar. Há vários anos que percorre quilómetros pelas praias nacionais, de norte a sul, recolhendo plásticos e outros materiais que se tornam na matéria-prima para as suas criações originais, onde a temática dos animais marinhos é constante.

 

A obra desenvolvida integra assim a campanha “O Futuro do Planeta não é Reciclável”, que mostra o que acontece aos resíduos depois de separados nos ecopontos e tem como objetivo provocar a consciência dos portugueses, levando-os a adotar comportamentos ambientais adequados, no sentido de proteger o planeta. O processo é simples: reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Durante o período da exposição no Almada Forum, a Amarsul associou-se ao Recycle BinGo, uma app que terá uma promoção especial Eco Praias, para todos os que façam download da app disponível na App Store e no Google Play e check-in junto ao Golfinho. Os utilizadores têm a possibilidade de ganhar 1 badge + 6 Ecomoedas (o dobro do que é dado normalmente) e ainda se podem habilitar a um prémio especial.

 

Para mais informações sobre o jogo mais amigo do planeta visite: www.recyclebingo.pt

 

Para ver o making of da criação da peça, aceder a https://www.youtube.com/watch?v=3A8_FoebR_A

 

Mais informações sobre o artista em www.xicogaivota.com

 

Mais informações sobre a campanha em www.egf.pt/o-futuro-do-planeta-nao-e-reciclavel/