20 DE FEVEREIRO, 2024

AMARSUL RECOLHE 296 TONELADAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
172 escolas da região abrangidas pelo Ecovalor

 

A 5ª edição do Programa Ecovalor, na área da abrangência da Amarsul, contou com a participação de 172 estabelecimentos de ensino, impactando um universo de 70.713 alunos.

 

Na edição referente ao ano letivo 2022/23, o Programa recebeu um total de 296 toneladas de resíduos recicláveis, das quais 101 foram de embalagens plásticas e metálicas, 182de papel/cartão e 13de vidro, representando um aumento de 55t face ao ano letivo anterior.

 

O Programa Ecovalor tem como objetivo promover as boas práticas ambientais, distinguindo os estabelecimentos e instituições de ensino que separam maiores quantidades de materiais recicláveis em 3 concursos Recicla e Ganha: Amarelo, Azul e Verde. O top 3 das escolas que mais separaram na última edição é constituído por: em primeiro lugar a escola EB 2,3 Carlos Ribeiro (Seixal), em segundo a Escola Secundária Santo André (Barreiro) e em terceiro lugar a Egas Moniz - Cooperativa de Ensino, CRL (Almada).

 

O empenho dos alunos, professores, auxiliares, famílias e de toda a comunidade educativa, traduziu-se em mais de 11.000€ em prémios de participação atribuídos às escolas e instituições aderentes, da Península de Setúbal. Para incrementar a adesão ao Programa, a Amarsul disponibiliza aos estabelecimentos de ensino inscritos, equipamentos para a deposição seletiva de materiais, nomeadamente, ecobags para as salas de aula, contentores de 120l e sacos para as zonas exteriores do recinto escolar. Estão ainda contempladas ações de formação ambiental gratuitas, para os vários níveis escolares, onde se abordam os temas dos resíduos urbanos, nomeadamente as regras da reciclagem, as boas práticas na gestão de resíduos e a forma como se recolhem e tratam os resíduos.

 

Com o Programa Ecovalor, a Amarsul garante que os resíduos recicláveis recolhidos voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria-prima, premiando em simultâneo, as escolas pelo bom desempenho ambiental.

 

Mais informações sobre o Programa Ecovalor podem ser consultadas aqui

 

Sobre a Amarsul

A Amarsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos 9 municípios da Península de Setúbal: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

Em 2022, a Amarsul tratou 461 mil toneladas de resíduos tendo valorizado 46 mil toneladas de recicláveis, em 10 instalações. A empresa conta com a colaboração de cerca de 400 trabalhadores, que servem diariamente os 800 mil habitantes da península. 

A Amarsul procede também à valorização energética dos resíduos, a partir da extração do biogás, produzindo anualmente cerca de 20 GWh de energia elétrica, a qual é injetada na Rede Elétrica Nacional.

Produziu ainda, 9 mil toneladas de corretivos orgânicos que foram aplicados em culturas arbóreas e arbustivas, nomeadamente pomares, olivais, vinhas e espécies silvícolas. Estes corretivos de solos são obtidos através da valorização orgânica dos biorresíduos recebidos, quer os provenientes da recolha indiferenciada quer da recolha seletiva, em condições rigorosamente controladas.

 

Mais informação em https://www.amarsul.pt