19 OUTUBRO 2017

As empresas do Grupo EGF concorreram ao Fundo Ambiental com duas candidaturas, agrupadas em Consórcio e lideradas pela Valorsul e pela Resiestrela, com os projetos Recycle Bin-Go – Aplicação Mobile e Ações de Educação Ambiental.

 

Ambos os projetos foram aprovados pelo Ministério do Ambiente e serão financiados e executados ainda em 2017, num total de investimento de 192.000€. Estas iniciativas são inovadoras na forma como abordam o cidadão, tanto pelo desenvolvimento tecnológico como pela abordagem criativa, e ambas apostam numa mudança de paradigma que dá mais relevância e evidência aos benefícios concretos que tanto o indivíduo como a sociedade obtêm pelo ato de separar e reciclar os seus resíduos.

 

 

Recycle Bin-Go – Aplicação Mobile

A APP é um projeto candidatado pela Valorsul (líder da Parceria), Amarsul e Valorlis, e funcionará como um jogo interativo em que o cidadão (e respetiva esfera de influência – núcleo familiar, amigos das redes sociais, colegas de trabalho) é convidado e participar. Esta participação implica ir ao ecoponto, adotar comportamentos corretos na separação de resíduos recicláveis e partilhar informação na sua rede de influência. Cada um destes comportamentos e tarefas realizados na APP terão correspondência na realidade, com a atribuição de pontos. Quantas mais vezes o utilizador se deslocar ao seu ecoponto, mais pontos serão ganhos; e de cada vez que o cidadão partilhar o bom comportamento realizado ou conteúdos pedagógicos, também ganha pontos. Este projeto alia a componente dos jogos à realidade da reciclagem, e premeia os cidadãos pelo bom comportamento.

 

Ações de Educação Ambiental em planetários itinerantes

A Resiestrela (líder da Parceria), Algar, Ersuc, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho são as empresas que constituem a Parceria que candidataram o projeto Ações de Educação Ambiental. Estas ações serão dedicadas à temática dos resíduos urbanos e irão recorrer a métodos tecnológicos inovadores de transmissão da informação como estrutura de suporte à ação. Para a sua concretização serão concebidos e produzidos 3 filmes especialmente concebidos com conteúdos adequados a 3 públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância/1.º Ciclo; 2.º/3.º Ciclos; Secundário/Adultos, que serão apresentados em full dome 360º, uma forma inovadora de projeção que incorpora imagens reais e tridimensionais projetadas numa cúpula insuflável com recurso a planetários itinerantes. Cada ação de sensibilização terá a duração de trinta e cinco minutos com a apresentação de um filme, um jogo sobre a temática e entrega de materiais pedagógicos que permitem consolidar o conhecimento obtido e servir de veículo de transmissão de informação. O cinema imersivo móvel é um conceito inovador de aprendizagem que estimula e incentiva os alunos para as temáticas de produção e consumo sustentáveis, sendo um meio de excelência para captar a atenção dos mais jovens e transmitir a informação de uma forma criativa e inovadora.