No Dia Mundial do Ambiente, a EGF divulga o movimento de renovação em curso e promove iniciativas públicas de educação e sensibilização ambiental em todo o país através das suas concessionárias.
Esta renovação acontece em todas as frentes – crescem infraestruturas, planeiam-se novas instalações, otimizam-se processos, aumenta-se frota e contentores, implementam-se novos circuitos de recolha seletiva, aumentam-se competências aos colaboradores, promovem-se talentos e arrancam projetos piloto para projetos de maior escala.
Esta onda de investimento – o dobro do que foi realizado em 2016 e 2017 – e a dinâmica de execução é acompanhada por um compromisso com os municípios e com os cidadãos e exemplifica-se com factos:
MAIS QUALIDADE DE SERVIÇO
Já começaram a circular as novas viaturas de recolha e aumentou a disponibilidade de serviço prestado ao cidadão – por todo o país aumentou a quantidade de ecopontos e as soluções de recolha porta-a-porta. Este aumento de capacidade para receber e transportar, é acompanhado pela expansão de linhas de triagem, sendo de destacar o processo em curso na Valorsul com a remodelação dos centros de triagem do Lumiar e do Oeste e a nova unidade para a compostagem de resíduos verdes.
Mas nada disto seria possível sem envolver o cidadão no processo, e a EGF tem em curso campanhas e ações de larga escala que mudam o paradigma no contacto com a população. As campanhas agregadas à colocação dos novos ecopontos, ações com informação específica sobre a utilização de contentores (ecopontos tristes), recolhas porta-a-porta adaptadas (com grande destaque para o projeto da Suldouro, em Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, que é o 2.º maior projeto de recolha porta-a-porta do país) e ações inovadoras que retribuem valor ao cidadão pelo seu comportamento ambiental adequado – soluções inovadoras que alavancam a EGF para uma nova fase do seu percurso.