16 JANEIRO 2019

 

A Algar, concessionária da EGF na região do Algarve, entregou o primeiro selo EcoEvento de 2019 ao Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, iniciativa promovida pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa – Eco-Escolas com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, que se realizou entre 18 a 20 de Janeiro, no Centro de Congressos do Arade e no qual participaram cerca de 400 professores, técnicos de municípios que trabalham com o programa Eco-Escolas e outros profissionais ligados à educação ambiental. 

 

A Algar promove a realização de iniciativas concretas que transformam os eventos em bons exemplos ambientais. O objetivo é garantir que os organizadores assegurem a adequada gestão de resíduos produzidos nos recintos dos eventos, prevenindo a sua produção, motivando a sua reutilização, reciclagem e sensibilizando os participantes para que colaborem neste movimento coletivo.

 

Em 2018 foram muitos e variados os bons exemplos de EcoEventos na região do Algarve: Festival Med (Loulé); Fatacil (Lagoa); Carnaval (Loulé); 37.º Concentração Internacional de Motas (Faro); Feira Medieval de Silves; Mamamaratona (Portimão); Paddle Out For Nature (Vila do Bispo); Feira de Dieta Mediterrânica (Tavira), entre outros. As inúmeras festas dos 16 concelhos permitiram encaminhar mais de 30 mil quilos de recicláveis para valorização, desviando esses resíduos da deposição em aterro.

 

A ALGAR, para além de apoiar a iniciativa, esteve integrada na exposição Eco-Mostra, a feira de Ambiente que decorreu em paralelo ao seminário, no mesmo local, mediante a presença do Veículo de Educação Ambiental (VEA), onde disponibilizou informação sobre os projetos em curso no âmbito da atividade de comunicação e sensibilização ambiental da empresa. Aos visitantes que passaram pelo VEA foi entregue o Guia com todas as atividades de sensibilização realizadas pela empresa, gratuitamente, destinadas às escolas e aos municípios da região do Algarve. A Algar distribuiu ecobags e sinaléticas informativas para incentivo na separação/deposição doméstica das embalagens recicláveis.

 

O que é um EcoEvento

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, certificada pelas concessionárias da EGF, que se realiza num espaço pré-definido, durante um período de tempo limitado, onde se praticam medidas ambientais adequadas, que contribuem para a sustentabilidade da região. Os EcoEventos são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separadas corretamente.

 

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de comunicação ambiental em fase de implementação em todas as concessionárias do Grupo EGF, que alia a inovação social e o foco nos resultados, numa metodologia que obteve financiamento por parte do POSEUR (Fundo de Coesão)e que na prática pretende levar a que o cidadão recicle tudo, sempre e em todo o lado.