31 MAIO 2019

Assista à reportagem dobre o EcoEvento Festa do Alvarinho e do Fumeiro, uma referência de boas práticas e concretizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Valorminho, e que angariou um total de 10,5 toneladas de embalagens para reciclagem, produzidas por cerca de 60.000 visitantes em apenas 3 dias.

 

Este EcoEvento aconteceu de 26 a 28 de abril e conta já com 25 edições, mas desta vez foi ainda mais sustentável. Para além de boas práticas ambientais implementadas no recinto, foi fomentado e contabilizado todo o esforço de reciclagem da organização e dos participantes.

 

A Valorminho disponibilizou estruturas de 30 m3 para o acondicionamento do vidro, do papel/cartão e de embalagens de plástico e metal, reforçou os contentores da envolvente do recinto, distribui vidrões de 240 l para os stands produtores de alvarinho, disponibilizou estruturas para a deposição seletiva e oleões para os restaurantes instalados no recinto. No decorrer da festa nos dias 27 e 28 foram distribuídos ecopontos domésticos à população.

 

Foram sensibilizados pela Valorminho e pelo Município de Melgaço todos os stands instalados, com a distribuição de Ecobags para a separação de resíduos.

 

Este ano a Valorminho contou com a parceria da Sociedade Ponto Verde, marcando presença com mochileiros que, circularam por todo o evento incentivando a separação de embalagens, e facilitando o acesso à separação das mesmas.

  

Para assistir à reportagem: CLICAR AQUI

 

O QUE É UM ECOEVENTO?

 

Um EcoEvento é uma iniciativa pontual, certificada por cada concessionária da EGF, que se realiza num espaço pré-definido, que tem uma duração limitada e que é um exemplo de adoção de medidas ambientais adequadas que promovem os conceitos da sustentabilidade. Os EcoEventos são apoiados com um serviço adequado de recolha seletiva adaptado à sua dimensão, sensibilização local e benefícios económicos associados à quantidade de embalagens separada corretamente.

 

Para mais informações sobre os EcoEventos, CLICAR AQUI