26 SETEMBRO 2019

A campanha ECOPRAIAS - ”Vamos Reciclar à Beira-Mar”, promovida pela Amarsul, concessionária da EGF, recolheu durante este verão um total de 165 toneladas de resíduos para reciclagem.

 

Esta campanha inédita, promoveu pela primeira vez a recolha e reciclagem de resíduos em 33 praias das regiões de Almada, Sesimbra e Setúbal de 22 de junho e 15 de setembro.

 

Destinada à população em geral, mas com um foco especial nas crianças que vão à praia com as colónias de férias, a iniciativa sensibilizou para as boas práticas ambientais e consciencializou para a importância da separação adequada dos resíduos de embalagem, num total de mais de 400 entidades que organizam colónias de férias, 22.700 crianças e 91.400 pessoas no total.

 

A recolha das embalagens foi assegurada com uma rede de ecopontos, juntamente com os “mochileiros” da Amarsul que percorreram as praias – o que permitiu recolher 50 toneladas de plástico e metal, 35 toneladas de papel e cartão e 80 toneladas de vidro.

 

ACABOU A PRAIA E COMEÇOU A ESCOLA

 

No seguimento desta estratégia de contribuir continuamente para a educação ambiental da população, a EGF tem já em campo a nova edição do programa ECOVALOR. A decorrer durante o presente ano letivo, esta iniciativa dedica-se a dar a conhecer as boas práticas ambientais junto da comunidade escolar, distinguindo, com um prémio monetário, os bons comportamentos ambientais. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida bem separados e entregues, a escola que aderir a este programa de sensibilização receberá 0,50€. As escolas de cada município que mais reciclarem, serão recompensadas com um valor maior.

 

Este programa contempla ainda uma digressão com planetários itinerantes de educação ambiental “A nossa Casa é um Planeta”, onde se pode assistir a filmes 360º dedicados às temáticas da prevenção, reutilização e reciclagem.

 

De âmbito nacional, o Programa ECOVALOR realizou em 2018 quase oito mil ações de sensibilização e envolveu 203.732 participantes em todo o país, contribuindo para a recolha de 1.160 toneladas de resíduos, dos quais 619 toneladas foram de plástico e metal, 111 toneladas de vidro e 430 toneladas de papel e cartão.

 

Os dados da campanha ECOPRAIAS 2019 e o lançamento da nova edição do programa ECOVALOR são hoje apresentados num encontro promovido pela Amarsul, EGF e Câmara Municipal de Almada, em São João da Caparica, no qual participam especialistas em comunicação ambiental da ISWA – International Solid Waste Association.