15 MAIO 2018

A EGF associou-se aos Green Project Awards e premeiam a inovação para a economia circular.


A iniciativa que distingue os projetos nacionais mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal, Green Project Awards (GPA), e o Grupo EGF - Environment Global Facilities vão atribuir o Prémio GPA – EGF Inovação e Economia Circular, que visa reconhecer e distinguir projetos e modelos de negócio com vantagens para o ambiente e para a economia circular, bem como a constituição de um ecossistema de inovação associado.

 

Decorrente da categoria Inovação e Economia Circular da 11ª edição GPA, a atribuição deste prémio pretende estimular a investigação, a criatividade e o desenvolvimento na área da economia circular, cobrindo as diversas atividades, tanto no domínio tecnológico como na gestão ambiental, nomeadamente: recolha de resíduos, políticas e sistemas de tratamento e valorização, sensibilização para a separação e reciclagem. Todas as candidaturas válidas nesta categoria são elegíveis para o Prémio GPA – EGF Inovação e Economia Circular.

 

Para além deste prémio especial, o GPA atribui outros três: o Prémio GPA – ANI Born From Knowledge, o Prémio GPA – COTEC Indústria 4.0 e o Prémio GPA – REN Biodiversidade e Florestas. A 11ª edição do GPA conta com sete categorias: Agricultura e Florestas, Inovação Social e Mobilização, Iniciativa Jovem, Inovação e Economia Circular, Mar, Turismo e Urbes.

 

As inscrições devem ser feitas através do link: http://candidaturas.gpa.pt/pt até ao dia 31 de maio.

 

Podem concorrer à iniciativa empresas, Organizações Não Governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de investigação, entidades públicas e/ou municipais, associações, investigadores e outros cidadãos a título individual com projetos, iniciativas, produtos ou serviços, que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.

 

Mais do que um galardão de reconhecimento de boas práticas, o Green Project Awards é a distinção de referência em matéria de sustentabilidade em Portugal e as vantagens para quem participa são cada vez maiores. Desde 2008, a iniciativa já recebeu mais de 1200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projetos.

 

O GPA tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional da Comissão Europeia, da Unesco e da CPLP. Conta ainda com o apoio dos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ambiente, da Economia, da Educação e do Mar.