19 NOVEMBRO 2019

LISBOA foi a cidade que recebeu as 11 as Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, entre 14 a 18 de novembro 2019 - um encontro de referência promovido pela APESB, no Museu dos Coches, que juntou a comunidade científica e técnica da área dos resíduos, à qual a EGF se associou.

 

Este evento, organizado pela APESB há mais de duas décadas, tem demonstrado ser um importante ponto de encontro para os profissionais do setor.

 

A edição deste ano contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e esteve focada na alteração de paradigma de uma economia linear para uma economia circular e quais as soluções concretas que podem ser implementadas.

 

Oradores que motivaram a audiência

Antonis Mavropoulos (Presidente da International Solid Waste Association), Patrick Dorvil (Banco Europeu de Investimento), Martin Brocklehurst (Chartered Institution of Wastes Management), Jesper Stage (Lulea University of Technology), Filomena Lobo (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Fernanda Ferreira Dias (Direção Geral das Atividades Económicas), Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), Pedro Vaz (Câmara Municipal de Lisboa), Carlos Mendes (Maiambiente), Cristina Costa (Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente) e Paulo Praça (ESGRA)  foram oradores de referência nas sessões plenárias que discutiram temas da maior relevância para o setor dos resíduos em Portugal.

 

Temas que interessam ao setor e ao cidadão

Para além do tema especial, as Jornadas abordaram o Licenciamento de Operadores de Gestão de Resíduos, a Recolha seletiva de bioresíduos e a Avaliação de modelos para a tara retornável.

 

No dia 18, um dia especialmente dedicado à cidade de Lisboa, foi possível discutir com as juntas de freguesia e com as organizações da cidade, modelos e boas práticas a implementar para melhorar a gestão da cidade. Ana Loureiro, Diretora de Comunicação da EGF, apresentou as mais recentes campanhas de comunicação e estratégias de motivação ao cidadão, de modo a que este assuma o seu papel como gestor de recursos.

 

O evento contou ainda com formações MasterClass, dedicadas aos temas Indicadores de Desempenho, Incentivos e Lamas de ETAR, para além de dois painéis sobre limpeza urbana que deram detalhe às questões de inovação, desenvolvimento e campanhas de comunicação.

 

Mais informação em: www.jornadas-residuos.apesb.org