01 MAIO 2018

Começa no dia 2 de maio um ciclo de palestras dedicadas aos oceanos e à sua preservação, numa iniciativa inédita liderada pela jornalista náutica Nysse Arruda e que é apresentada em Lisboa, na Associação Naval de Lisboa, a que se pode assistir ao vivo e via Live Stream em www.ccoceanos.pt a partir das 18h (hora de Portugal).

 

A primeira intervenção conta com uma vídeo-entrevista a Garret McNamara, surfista americano de ondas gigantes e recordista mundial (Nazaré); com um debate sobre Artificial Reefs: Rebuilding Nature, no qual participam  Nuno Marques, Gerente, Instrutor e mergulhador – Manta Diving Center, Baía de Santa Maria, Ilha do Sal; e o Doutor Miguel Tiago de Oliveira, biólogo marinho – Doutorado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e Diretor do Oceanário de Lisboa.

 

Esta iniciativa contará ainda com a participação da EGF, representada por Ana Loureiro, que introduzirá o tema dos resíduos urbanos e ambiente marinho.

 

A EGF apoia esta iniciativa e ao longo das várias palestras, que se realizam entre maio e julho, explicará a importância da valorização de resíduos enquanto função fundamental para garantir que a atividade humana não interfere de forma negativa num recurso tão importante para o planeta como são os oceanos. 

 

2 de maio, 18h00 - Associação Naval de Lisboa

 

ORADORES

 

Artificial Reefs: Rebuilding Nature

  • Nuno Marques - Gerente, instrutor e mergulhador do Manta Diving Center (Baía de Santa Maria, Ilha do Sal - Cabo Verde)
  • Doutor Miguel Tiago de Oliveira - Biólogo Marinho, Doutorado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e Diretor do Oceanário de Lisboa

Resíduos urbanos e ambiente marinho

  • Ana Loureiro - Diretora de Comunicação da EGF - Environmental Global Facilities

Vídeo-entrevista

  • Garret McNamara - Surfista americano de ondas gigantes e recordista mundial (Nazaré)

Para assistir ao Live Stream: www.ccoceanos.pt

 

Apoios relevantes a  destacar

O projeto recebeu também apoios institucionais do Ministério do Mar (cuja Ministra Exma. Sr.ª Eng. Ana Paula Vitorino integra a Comissão de Honra ao lado do diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido) e do Ministério do Ambiente, além de uma Declaração de Mérito da UNESCO-Portugal e congratulações da Presidência da República Portuguesa.

 

De mencionar o patrocínio principal da EGF-Environment Global Facilities - empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal -  e o apoio do Media Partner, a empresa inglesa Polaris Media, na divulgação na imprensa do setor marítimo internacional, bem como da Câmara Municipal de Lisboa na divulgação na capital portuguesa.

 

O Centro de Comunicação dos Oceanos conta como padrinho os velejadores olímpicos portugueses João Rodrigues (veterano windsurfista madeirense que participou em sete Jogos Olímpicos) e madrinha Joana Pratas (a primeira e mais jovem velejadora portuguesa nos Jogos Olímpicos num barco à vela, participante de uma travessia do oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres, Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e Embaixadora das Estações Náuticas).

De entre as personalidades internacionais a apoiar o projeto destacam-se o velejador brasileiro pentacampeão olímpico Torben Grael (skipper vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009 a bordo do veleiro sueco Ericsson), o surfista americano de ondas gigantes Garrett McNamara e instituições como as Nações Unidas no âmbito do programa de sustentabilidade UN-Clean Seas-Turn the Tide on Plastic e ainda a Marine MegaFauna Mozambique.

 

Uma audiência virtual internacional

A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar e à náutica e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações não-governamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos.

 

As palestras semanais serão virtuais e interativas, com sistema de LiveStream, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação nas redes sociais (Canal YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.) reunindo em direto os públicos dos países de Língua Portuguesa e das comunidades de Língua Portuguesa no mundo.