28 DE NOVEMBRO, 2023

17º FÓRUM RESÍDUOS

27 e 28 de novembro

 

Já se afirmou como o grande encontro anual do setor dos resíduos urbanos e é um dos maiores eventos de referência do Setor em Portugal, o Fórum dos Resíduos viu decorrer este ano a sua 17ª edição.

 

O alinhamento das sessões do 17º FÓRUM RESÍDUOS tocou os vários temas prioritários para a gestão de resíduos e iniciou com o tópico: PERSU 2030: METAS MUNICIPAIS, PLANOS DE AÇÃO E PRIORIDADES PARA O INVESTIMENTO.

 

Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF foi um dos oradores incontornáveis deste debate que contou como Keynote Speaker com Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e teve como pontos chave:

  • Quais as preocupações e dificuldades de SGRU e municípios na elaboração dos PAPERSU?
  • Que reflexão fazem dos investimentos necessários para cumprir as metas inscritas no PERSU 2030 publicado?
  • Como vai ser feita a monitorização e acompanhamento do PERSU 2030?

O ponto de partida é conhecido, as metas são exigentes e há que implementar as estratégias locais que permitam a sua execução a nível municipal e consequentemente a nível nacional. A EGF representa 60% do país em termos de tratamento de resíduos urbanos e está apta a dar o seu contributo. É de fóruns como este que podem sair novas oportunidades e melhorias de ação.

No decorrer deste 17º FÓRUM RESÍDUOS, foram tratados temas fundamentais para o futuro da gestão de resíduos urbanos em Portugal em sessões que a EGF teve oportunidade de participar.

 

Inês Baeta Neves, Diretora de Inovação e Desenvolvimento da EGF, na tarde do primeiro dia deste evento, foi oradora na sessão: VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA DOS RESÍDUOS: A OPORTUNIDADE DO BIOMETANO, onde foi destacada a relevância da fração orgânica dos resíduos urbanos na produção de biometano e de todo o potencial associado. Os pontos chave focados variaram entre:

  • Que potencial existe de produção de biometano a partir de resíduos urbanos?
  • Quais os principais obstáculos e limitações ao rápido desenvolvimento deste mercado?
  • Que incentivos e apoios devem ser previstos para dinamizar esta produção no setor dos resíduos?
  • Que projetos estão já em curso e com que perspetivas?
  • Quais as melhores opções tecnológicas para fazer a purificação do biogás? 
  • Que oportunidades se identificam de parcerias fora da rede urbana para a produção de biometano?

Rita Gonçalves, Diretora de Regulação da EGF, na manhã do segundo dia, esteve presente como oradora na sessão ECOVALORES E VALORES DE CONTRAPARTIDA: FINANCIAR O CUMPRIMENTO DE METAS COM CUSTOS EFICIENTES sobre a revisão dos valores de contrapartida e determinação dos ecovalores, face à necessidade do financiamento dos sistemas. Aqui os pontos chave residiram sobre:

  • Qual a proposta final de atualização dos valores de contrapartida?
  • Que análise fazem os diferentes stakeholders envolvidos na cadeia do SIGRE desta atualização?
  • Como se pretendem integrar os custos associados à limpeza urbana?
  • Que mudanças na determinação dos valores de prestação financeira decorrem da nova versão do UNILEX? São suficientes para potenciar o cumprimento das metas? 

Saiba mais em https://ambienteonline.pt/17-forum-residuos.