24 DE OUTUBRO, 2023

Planos de Ação para a Aplicação do

Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030

 

EGF PROMOVE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NOS PAPERSU

 

 

A EGF e as 11 concessionárias do Grupo promovem a participação pública nos PAPERSU, que se encontram em desenvolvimento – os Planos de Ação para a Aplicação do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 em cada região.

 

O papel dos cidadãos é fundamental para o sucesso das políticas e das medidas a implementar, e é com este foco que a EGF apela à participação dos cidadãos enquanto gestores de recursos que colaboram no processo de decisão. A participação é feita através do website da EGF em https://www.egf.pt/pt/sustentabilidade/papersu/ (link direto) ou de cada concessionária, até ao dia 10 de novembro de 2023. É no website que se encontra o formulário de participação pública onde cada cidadão poderá deixar as suas sugestões.

 

 

METAS AMBIENTAIS EXIGENTES

 

As Metas Ambientais Europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são muito exigentes. A Meta de Reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes, e a Meta de Deposição em Aterro em 2035 não poderá ultrapassar os 10% da totalidade dos resíduos urbanos tratados, o que naturalmente impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa. Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em Aterro e a Meta de Reciclagem atingiu os 32%, e esta é a referência de partida a nível nacional.

 

 

 

Sobre a EGF:

A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.