27 DE MAIO, 2023

O Conselho de Administração, no qual os membros nacionais são representados por Ana Loureiro, em nome da APESB e com o apoio da EGF, reuniram em Portugal esta semana e debateram o futuro da associação e as suas participações nos próximos eventos mundiais. A ISWA é a voz do setor de gestão de resíduos e recursos nos vários fóruns estratégicos de discussão mundiais, no que diz respeito às alterações climáticas, sustentabilidade ou gestão de recursos no planeta.

 

O primeiro dia foi reservado para uma reunião com a ERSAR, iniciativa que contou também com a presença de elementos da APESB. Este encontro foi uma oportunidade de partilha de conhecimentos técnicos, de debater sobre soluções inovadoras e sustentáveis na gestão de resíduos urbanos, com o objetivo de perceber qual poderá ser o papel e a estratégia da regulação para potenciar uma maior eficácia das entidades gestoras.

 

Também esta semana, a EGF recebeu uma comitiva do Working Group on Communication da ISWA, que estiveram em Portugal com o objetivo de aprofundar e debater as tendências mais recentes na gestão de resíduos.

 

Entre os dias 22 e 23 de maio, este grupo de trabalho teve oportunidade de reunir e de realizar visitas temáticas. Visitaram duas instalações da Valorsul: a Central de Valorização Energética e o Centro de Triagem, no Lumiar. Passaram pelo local onde terá lugar a Jornada Mundial da Juventude 2023, onde todo o espaço está a ser reconvertido para o efeito com rigorosos critérios de sustentabilidade; e ficaram a conhecer o Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Loures, situado no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, um antigo aterro sanitário e o primeiro do país. A visita à Linha da Reciclagem, um serviço do Grupo EGF, permitiu dar a conhecer este projeto inovador de um serviço de atendimento público, gratuito e nacional.