28 DE OUTUBRO, 2022

A Linha da Reciclagem fez um ano a 27 de outubro e só em 2022 já recebeu mais de 28.000 contactos.

Em dia de aniversário a Linha da Reciclagem recebeu o seu primeiro prémio de “Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

 

Começou devagar, a dar apoio e a esclarecer os cidadãos do interior do país e, aos poucos, o serviço estendeu-se às 11 concessionárias da EGF. Pretende ser um 112 da reciclagem: é um projeto ambicioso da EGF que procura dar respostas e soluções aos cidadãos quanto às suas dúvidas sobre reciclagem, que se traduzem em pedidos de informação, sugestões e reclamações.

 

São já doze os operadores que respondem aos cidadãos de Norte a Sul do país, uma equipa especializada a responder aos pedidos de ajuda e de informação que chegam à procura de solução. Os contactos entram por email, telefone e website e a forma como são tratados e resolvidos tem como base uma plataforma customizada e que implica com a operação de recolha seletiva e tratamento de unidades de tratamento e valorização de resíduos.

 

A inovação está nos processos e na forma expedita como 12 empresas se articulam para dar resposta a uma necessidade com poucas soluções nacionais – se alguém tem resíduos para entregar e não sabe onde; quais os procedimentos; dúvidas sobre reciclagem; e todo um conjunto de questões que a Linha da Reciclagem pode ajudar a resolver. Muito em breve estará disponível um chatbot de atendimento e, em 2023, ligações entre plataformas que vão permitir uma maior interação com as equipas de recolha de resíduos sempre que existir um problema no terreno para resolver.

 

O objetivo da Linha da Reciclagem é dar respostas e soluções fiáveis e concretas aos cidadãos sobre os resíduos que têm para valorizar. Com base neste objetivo, são várias as vantagens associadas a este serviço, a começar pelo facto de existir uma maior capacidade de resposta à procura crescente por parte dos cidadãos, visto que são cada vez mais as pessoas motivadas para adotar comportamentos ambientais adequados, faltando um canal de contacto simples e cómodo que as pudesse ajudar. A uniformização dos canais de contacto também permite a criação de sinergias, maior coerência das mensagens (e consequente redução de erros) e uma maior eficiência nas respostas. Em suma, este serviço permite ter um único número, um único website e respostas mais eficazes.

 

O serviço iniciou a 27 de outubro de 2021. A adesão à Linha da Reciclagem tem sido crescente e a evolução por parte das equipas acompanha as necessidades que vão sendo identificadas nesta jornada, permitindo uma evolução contínua a cada vez mais desafiante. Em 2022 já foram recebidos mais de 28.000 contactos.

 

Este é um canal de contacto para o qual o cidadão pode ligar de forma gratuita, com a certeza de que do outro lado está um operador pronto a ajudar a resolver o problema que tem em mãos. E é assim que este serviço se afirma, certamente, como um contributo para mais e melhor reciclagem.

 

A EGF é a empresa promotora desta iniciativa, que a concretiza em parceria com as suas 11 concessionárias. No seu conjunto, empresa e concessionárias tratam e valorizam 60% dos resíduos urbanos a nível nacional. Apesar de não prestar serviço de recolha e valorização de resíduos à totalidade do país, a Linha da Reciclagem responde e encaminha todas as questões que lhe são dirigidas para as entidades respetivas (municípios, juntas de freguesia ou outros sistemas de tratamento e valorização de resíduos). O que se pretende é facilitar a vida ao cidadão e orientá-lo nas suas dúvidas e questões.

 

Sobre o Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Promovido pela APEE desde 2015, o prémio distingue a implementação de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável.

A Linha da Reciclagem, recebeu no dia 27 de outubro, o prémio de “Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e da Global Compact Network Portugal. 

 

A Linha da Reciclagem foi distinguida com Menção Honrosa, na categoria do Objetivo 11 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas até 2030: Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade

EIXO II – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ODS 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

Menção Honrosa
Prática: Linha da Reciclagem