30 AGOSTO 2017

Os bombeiros do Algarve contam com a colaboração da Campanha da Algar “Missão Electrão” - desde maio de 2015 que as instalações dos Bombeiros da região algarvia integram a rede de recolha da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), resultado da celebração de protocolos estabelecidos no âmbito da campanha da Algar “Missão Electrão”.

 

A “Missão Electrão” é uma campanha que alia a componente ambiental de sensibilização e promoção da recolha dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), lâmpadas e pilhas junto da população, tendo associada uma vertente social, através da atribuição de uma contribuição financeira que tem permitido aos bombeiros equiparem os seus quartéis.

 

 

 

A Algar, Concessionária da EGF para a região do Algarve, é responsável por assegurar o funcionamento da plataforma logística da campanha incluindo a colocação de 48 contentores adequados nas Corporações de Bombeiros, a articulação dos meios de recolha e o encaminhamento dos resíduos para as Unidades de Valorização e Tratamento da rede da Amb3E.

 

Cada quartel aderente está equipado com um contentor para a deposição de grandes eletrodomésticos, caixas apropriadas para a recolha de pilhas e pontos eletrão para colocação de lâmpadas e REEE de menor dimensão, como varinhas mágicas, telemóveis, aparelhos de música, entre muitos outros.

 

As corporações de Bombeiros passaram assim a disponibilizar à população um serviço de receção de REEE, inteiramente gratuito, que permite aos cidadãos não só entregar os seus resíduos de forma segura, protegendo o ambiente, mas também contribuir para a aquisição de equipamentos necessários às corporações de bombeiros.

 

Desde 2015 até ao 1º semestre de 2017 já foram recolhidas mais de 194 toneladas de REEE. No total, as entidades aderentes já receberam cerca de 14.500,00€ para ajuda na aquisição de materiais imprescindíveis no combate aos incêndios na região.

 

A participação ativa da população tem sido crucial para o sucesso desta campanha. Para mais informações: www.algar.com.pt