14 SETEMBRO 2018

Na próxima terça-feira, 18.09.2018, irá decorrer a quinta palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos, projeto que pretende unir os públicos dos países de Língua Portuguesa, de forma presencial e virtual (via LiveStream), acerca de diferentes temas relacionados aos Oceanos.

 

Esta iniciativa contará com a presença de Madalena Presumido, Administradora Executiva da Valorsul, que abordará o tema do desperdício de recursos .

 

A sessão tem início a 18 de setembro, pelas 16h, na Academia de Ciências de Lisboa, às quais se pode assistir presencialmente e de forma gratuita, mas também em LiveStream em www.ccoceanos.pt

 

 

 

 

ALINHAMENTO DA 5ª SESSÃO

 

Percebes? Pollicipes Pollicipes – a vida no limite da maré

- Teresa Cruz – Doutora em Biologia e Investigadora principal do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade de Évora nos projetos Estado do percebe e AQUAPOLIS+ Aquacultura do percebe.

- David Jacinto – Doutor em biologia pela Universidade de Évora. Investigador no grupo de Investigação Estuários e zonas costeiras do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade de Évora.

- Joana N. Fernandes – Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Universidade de Évora integrada na equipa de pesquisa do projeto de pesquisa do percebe.

 

Água da torneira: a opção sustentável para todos

- Celeste Santos Anselmo – Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Autónoma de Lisboa, coordenadora do Centro de Documentação e Informação da EPAL. Membro da Direção do "Águas Livres", o Jornal da EPAL e, desde junho de 2017, assumiu a responsabilidade da Educação Ambiental.

 

Conhecer recursos desperdiçados

- Madalena Presumido – Licenciada em Engenharia do Ambiente, foi responsável por vários estudos e planos na área dos resíduos em Portugal. É Administradora Executiva da Valorsul e especialista na área de aproveitamento de recursos.

 

Sobre o Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 

Sobre a EGF

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçada pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL, a EGF é sócia maioritária em 11 Concessionárias de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.

 

Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt